BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS TENDÊNCIAS ATUAIS A PARTIR DA IDENTIFICAÇÃO DE ALGUMAS TENDÊNCIAS DE IDEAIS E IDÉIAS DE TENDÊNCIAS

  • Carlos Henrique Ferreira Magalhães UEM
Palavras-chave: História, Educação Física, Educação

Resumo

Este artigo constitui-se numa reflexão a respeito da trajetória dos conhecimentos que sustentaram a formação profissional da Educação Física. Constata-se ao longo de sua história a prevalência do caráter tecnicista e empírico-analítico, com poucas reflexões realizadas em torno da prática, a não ser aquelas oriundas dos tratados anatamofisiológicos, que se tornaram hegemônicas nesta formação profissional. O formando esteve quase sempre voltado para algo prático, sem grandes preocupações com o embasamento científico do conhecimento. Não obstante, principalmente a partir do final da década de setenta do século XX, apareceram outros parâmetros, outras idéias e ideais, muito em função das idéias críticas, progressistas e socialistas que emergiram nos trabalhos teóricos da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlos Henrique Ferreira Magalhães, UEM
Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Economia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e trabalho, trabalho do professor e educação física escolar Currículo Lattes
Publicado
2008-05-15
Como Citar
1.
Magalhães CHF. BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS TENDÊNCIAS ATUAIS A PARTIR DA IDENTIFICAÇÃO DE ALGUMAS TENDÊNCIAS DE IDEAIS E IDÉIAS DE TENDÊNCIAS. JPhysEduc [Internet]. 15º de maio de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];16(1):91-102. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3410
Seção
Artigos de Revisão