O DESPORTO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICO-HERMENÊUTICA DE TREINOS E DE JOGOS DE FUTSAL
Palavras-chave:
Escola, Desporto, Futsal, Treinos, Jogos
Resumo
Neste estudo reconheço a valorização do desporto na vida social contemporânea. Busco compreender o mundo do futsal na escola por meio da abordagem fenomenológico-hermenêutica, aceitando o desafio de interagir no mundo-vida dos sujeitos participantes e instaurando um contínuum descrição/interpretação de treinos e jogos. Nos treinamentos convivem, quase exclusivamente, professor-técnico/alunos-atletas. A metodologia centraliza decisões no professor-técnico que fragmenta o jogo num “ambiente controlado”. Nos jogos, a intensidade depende dos pais. O professor-técnico, grande responsável pela participação no desporto de rendimento, é o “fiel da balança” na pressão competitiva. Estas características aparecem, especialmente nas categorias pré-mirim, mirim e infantil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Metrics
Carregando Métricas ...
Publicado
2008-05-27
Como Citar
1.
Teixeira D. O DESPORTO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICO-HERMENÊUTICA DE TREINOS E DE JOGOS DE FUTSAL. JPhysEduc [Internet]. 27º de maio de 2008 [citado 6º de novembro de 2025];14(2):73-4. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3471
Edição
Seção
Artigos Originais
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.






_1502.jpg)









