O DESPORTO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICO-HERMENÊUTICA DE TREINOS E DE JOGOS DE FUTSAL

  • Dourivaldo Teixeira UEM
Palavras-chave: Escola, Desporto, Futsal, Treinos, Jogos

Resumo

Neste estudo reconheço a valorização do desporto na vida social contemporânea. Busco compreender o mundo do futsal na escola por meio da abordagem fenomenológico-hermenêutica, aceitando o desafio de interagir no mundo-vida dos sujeitos participantes e instaurando um contínuum descrição/interpretação de treinos e jogos. Nos treinamentos convivem, quase exclusivamente, professor-técnico/alunos-atletas. A metodologia centraliza decisões no professor-técnico que fragmenta o jogo num “ambiente controlado”. Nos jogos, a intensidade depende dos pais. O professor-técnico, grande responsável pela participação no desporto de rendimento, é o “fiel da balança” na pressão competitiva. Estas características aparecem, especialmente nas categorias pré-mirim, mirim e infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dourivaldo Teixeira, UEM
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1981) , especialização em Educação Física Infantil pela Universidade Estadual de Maringá (1985) , especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Estadual de Maringá (1990) , mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996) , doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003) , aperfeicoamento em de Atualização Em Handebol pelo Federação Paranaense de Handebol (1978) , aperfeicoamento em Atualização de Alto Nível Em Handebol pelo Federação Paranaense de Handebol (1982) , aperfeicoamento em Aprendizagem Motora pela Universidade Estadual de Maringá (1991) , aperfeicoamento em O Ensino da Educação Física Concepções Abertas pela Universidade Estadual de Maringá (1991) , aperfeicoamento em Handebol Fundamentos Teórico Prático e Musculação pelo Associação dos Professores de Educação Física do Paraná (1992) , aperfeicoamento em Handebol de Alto Nível e Psicologia Desportiva pelo Confederação Brasileira de Handebol (1993) , aperfeicoamento em La Solidaridad Olímpica de Alto Nível de Handebol pela Comite Olímpico Internacional (1993) , aperfeicoamento em La Solidaridad Olímpica de Alto Nível de Handebol pela Comite Olímpico Internacional (1997) , aperfeicoamento em Curso Internacional de Desenvolvimento Motor pela Universidade Estadual de Maringá (1998) e aperfeicoamento em Educação Física e Desportos pela Universidade Estadual de Maringá (1979) . Atualmente é Professor Adjunto Nível C da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação Física , com ênfase em Educação Física Escolar. Atuando principalmente nos seguintes temas: Fenômeno Esportivo, Esporte Educacional Currículo Lattes
Publicado
2008-05-27
Como Citar
1.
Teixeira D. O DESPORTO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICO-HERMENÊUTICA DE TREINOS E DE JOGOS DE FUTSAL. JPhysEduc [Internet]. 27º de maio de 2008 [citado 6º de novembro de 2025];14(2):73-4. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3471
Seção
Artigos Originais