<b>ESTUDOS SOBRE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: DA ESCOLHA À RUPTURA DA CARREIRA DOCENTE</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v19i4.3521

  • Alexandra Folle Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis
  • Juarez Vieira do Nascimento Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis
Palavras-chave: Career Choice. Professional Development. Retirement.

Resumo

O presente ensaio aborda os principais resultados de estudos empíricos sobre o desenvolvimento profissional docente, retratando desde a escolha até o momento da ruptura, com um olhar especial aos estudos que envolvem professores de Educação Física. Foram analisadas 65 investigações nacionais e internacionais, publicadas no período de 1990 a 2007. As análises realizadas permitiram averiguar, simultaneamente, a diversidade e a similaridade de objetivos, de procedimentos metodológicos empregados e de resultados obtidos. As investigações têm revelado que a escolha da profissão docente é influenciada tanto por motivos intrínsecos e altruístas quanto extrínsecos, sendo que a entrada na carreira oscila entre os sentimentos de descoberta e de sobrevivência. A diversidade de trajetórias pode ser observada no desenvolvimento profissional, destacando que a evolução na carreira não é linear, ocorrendo alguns avanços e regressões. O afastamento da docência pode ser sereno ou amargo, dependendo do contexto de intervenção do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alexandra Folle, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis
Possui graduação em Educação Física (2002) e e especialização em Esporte Escolar (2004) pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Atualmente é mestrada do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento profissional e nível de satisfação profissional.
Juarez Vieira do Nascimento, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis
Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Salesiana de Educação Física (1982), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1988) e doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade do Porto (1998). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina, Subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFSC, Membro da Comissão de Avaliadores da Área 21 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES) e Membro da Comissão de Especialistas em Educação Física do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP/MEC). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação Profissional e Pedagogia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, formação inicial, voleibol, desenvolvimento profissional e currículos e programas. < http://lattes.cnpq.br/0876604605174484 >
Publicado
2008-12-30
Como Citar
1.
Folle A, Nascimento JV do. <b>ESTUDOS SOBRE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: DA ESCOLHA À RUPTURA DA CARREIRA DOCENTE</b&gt; - DOI: 10.4025/reveducfis.v19i4.3521. JPhysEduc [Internet]. 30º de dezembro de 2008 [citado 12º de outubro de 2025];19(4):605-18. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3521
Seção
Artigos de Revisão