LABIRINTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Luiz Silva Santos UEM
Palavras-chave: Educação Física, Área de conhecimento, Disciplina curricular

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever a maneira como os protagonistas da Educação Física direcionam-na em busca de contribuir para a formação da personalidade do ser humano. Baseia-se em uma pesquisa qualitativa/bibliográfica, tendo como ponto de apoio entrevistas semi-estruturadas. Dessa forma, tratou-se de interpretações do sentido e significado das ações sociais de uma população composta por professores de Educação Física que lecionam no ensino básico e universitário, compostas de uma amostra de 58 docentes. Através da literatura e algumas das falas desses entrevistados, pôde-se entender que as relações que muitos professores da área vêm desenvolvendo no âmbito da cultura corporal de movimento provêm das influências que a própria Educação Física vem sofrendo dentro do contexto cultural. Assim foram identificadas condutas referentes a valores, normas e crenças que podem ser incorporados às pessoas, ao estarem estas submetidas às atividades da cultura corporal de movimento. Isto se tais professores forem atentos às transformações circunstanciais da sociedade e às prioridades de ensino-aprendizagem dessa área de conhecimento, aspecto este que irá permitir a reconstrução de sua identidade, assim como da dos seus educandos e da própria Educação Física, seja esta enquanto campo de conhecimento ou enquanto disciplina curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luiz Silva Santos, UEM
Possui Graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador (1982), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987) e Doutorado em Geografia e História (Antropologia Cultural) - Universidad de Barcelona (1998). Atualmente é Professor Associado Nível A do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Maringá, no Estado do Paraná. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Identidade Sociocultural da Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: capoeira - antropologia - identidade, capoeira - educação física infantil - primeiro grau, educação física - natação, cultura - capoeira - educação física e educação - educação física - cultura Currículo Lattes
Publicado
2008-05-28
Como Citar
1.
Santos LS. LABIRINTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA. JPhysEduc [Internet]. 28º de maio de 2008 [citado 5º de novembro de 2025];13(2):63-0. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3657
Seção
Artigos Originais