LABIRINTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-chave:
Educação Física, Área de conhecimento, Disciplina curricular
Resumo
O presente artigo tem como objetivo descrever a maneira como os protagonistas da Educação Física direcionam-na em busca de contribuir para a formação da personalidade do ser humano. Baseia-se em uma pesquisa qualitativa/bibliográfica, tendo como ponto de apoio entrevistas semi-estruturadas. Dessa forma, tratou-se de interpretações do sentido e significado das ações sociais de uma população composta por professores de Educação Física que lecionam no ensino básico e universitário, compostas de uma amostra de 58 docentes. Através da literatura e algumas das falas desses entrevistados, pôde-se entender que as relações que muitos professores da área vêm desenvolvendo no âmbito da cultura corporal de movimento provêm das influências que a própria Educação Física vem sofrendo dentro do contexto cultural. Assim foram identificadas condutas referentes a valores, normas e crenças que podem ser incorporados às pessoas, ao estarem estas submetidas às atividades da cultura corporal de movimento. Isto se tais professores forem atentos às transformações circunstanciais da sociedade e às prioridades de ensino-aprendizagem dessa área de conhecimento, aspecto este que irá permitir a reconstrução de sua identidade, assim como da dos seus educandos e da própria Educação Física, seja esta enquanto campo de conhecimento ou enquanto disciplina curricular.Downloads
Não há dados estatísticos.
Metrics
Carregando Métricas ...
Publicado
2008-05-28
Como Citar
1.
Santos LS. LABIRINTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA. JPhysEduc [Internet]. 28º de maio de 2008 [citado 5º de novembro de 2025];13(2):63-0. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3657
Edição
Seção
Artigos Originais
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.






_1502.jpg)









