O JOGO COMO MEDIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CLAPARÈDE

  • Dalva Marim Beltrame UEM
Palavras-chave: criança, jogo, processo educativo

Resumo

O objetivo deste trabalho foi o de resgatar a contribuiçãode Edouard Claparède para a compreensão da importância do jogo na relação ensino-aprendizagem. Para tanto, fez um estudo sobre o livro "A educação Funcional", de sua autoria. Buscou-se destacar, embora não exaustivamente, as implicações metodológicas do jogo na formação da criança. Ao estudar a relação de aprendizagem entre o aluno e o professor, Claparède defende o processo educativo pela ótica da natureza da criança e não pela ótica do pedagogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dalva Marim Beltrame, UEM
GRADUADA EM EDUCACAO FISICA, CONCLUIU O DOUTORADO EM EDUCACAO PELA PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE SAO PAULO EM 1998. ATUALMENTE É COORDENADORA E RESPONSÁVEL PELO NUCLEO TÉCNICO DA BELTRAMILOPES ACADEMIA DE ATIVIDADES FÍSICAS LTDA, E DESENVOLVE ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO E APLICAÇÃO DE ATIVIDADES FISICAS E EDUCAÇÃO CORPORAL PARA POPULAÇÃO ADULTA E IDOSA SOB O ENFOQUE DO ENVELHECIMENTO DA PESSOA HUMANA. FOI CRIADORA E DIRETORA DE CENTROS DESPORTIVOS EM MARINGA/PR; COORDENADORA DO DEPARTAMENTO DE EDUCACAO FISICA DO MUNICIPIO DE MARINGA/PR; PROFESSORA CONCURSADA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO PARANA; MEMBRO DO EGREGIO CONSELHO UNIVERSITARIO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA/PR; MINISTROU DISICIPLINAS EM CURSOS DE GRADUACAO, ESPECIALIZACAO E MESTRADO; PARTICIPOU DE BANCAS DE CONCURSO PARA INGRESSO DE DOCENTES;BANCAS DE MESTRADO E TITULAR E REALIZOU ATIVIDADES DE EXTENSAO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA/PR. PESQUISADOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA NOS GRUPOS DE PESQUISA DO CNPQ BAOBA E MAKARIOS. PUBLICOU 7 ARTIGOS EM PERIODICOS ESPECIALIZADOS E 53 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 2 CAPITULOS DE LIVROS PUBLICADOS, 1 LIVRO PUBLICADO POSSUI 55 ITENS DE PRODUCAO TECNICA. PARTICIPOU DE 40 EVENTOS NO BRASIL NACIONAIS E INTERNACIONAIS E 3 NO EXTERIOR. ORIENTOU 17 TRABALHOS DE INICIACAO CIENTIFICA E 4 TRABALHOS DE CONCLUSAO DE CURSO NAS AREAS DE EDUCACAO FISICA, SOCIOLOGIA E ADMINISTRACAO. RECEBEU 5 PREMIOS E/OU HOMENAGENS. ENTRE 2000 E 2003 COORDENOU 1 PROJETO DE PESQUISA E PARTICIPOU DE 2. ATUA NA AREA DE EDUCACAO FISICA COM SEGMENTO ADULTO E IDOSO. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 36 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTIFICOS. EM SEU CURRICULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTIFICA, TECNOLOGICA E ARTISTICO-CULTURAL SAO: EDUCACAO FISICA, CIDADANIA, VELHICE, EDUCACAO FISICA DE ADULTOS E VELHOS, IDOSOS, QUALIDADE DE VIDA, APOSENTADORIA, IDOSO, TEMPO LIVRE E TEMPO LIVRE E EDUCACAO FISICA Currículo Lattes
Publicado
2008-06-10
Como Citar
1.
Beltrame DM. O JOGO COMO MEDIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CLAPARÈDE. JPhysEduc [Internet]. 10º de junho de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];7(1):19-3. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3858
Seção
Artigos Originais