The game as mediating the teaching-learnig process in Claparède

  • Dalva Marim Beltrame UEM

Abstract

The aim of the present work was to recuperate Edovard Claparède’s contribuition to the understanding of the importance of the game in the teaching-learning relationship. It consisted of na analysis of Claparède’s book "The Functional Education", in which the methodological implication of the game in the child’s formation where stressed. When discussing the learning process relatioship between the student and the teacher, Claparéde advocates that education should be processed from the point of view of the child and not of the educator.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Dalva Marim Beltrame, UEM
GRADUADA EM EDUCACAO FISICA, CONCLUIU O DOUTORADO EM EDUCACAO PELA PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE SAO PAULO EM 1998. ATUALMENTE É COORDENADORA E RESPONSÁVEL PELO NUCLEO TÉCNICO DA BELTRAMILOPES ACADEMIA DE ATIVIDADES FÍSICAS LTDA, E DESENVOLVE ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO E APLICAÇÃO DE ATIVIDADES FISICAS E EDUCAÇÃO CORPORAL PARA POPULAÇÃO ADULTA E IDOSA SOB O ENFOQUE DO ENVELHECIMENTO DA PESSOA HUMANA. FOI CRIADORA E DIRETORA DE CENTROS DESPORTIVOS EM MARINGA/PR; COORDENADORA DO DEPARTAMENTO DE EDUCACAO FISICA DO MUNICIPIO DE MARINGA/PR; PROFESSORA CONCURSADA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO PARANA; MEMBRO DO EGREGIO CONSELHO UNIVERSITARIO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA/PR; MINISTROU DISICIPLINAS EM CURSOS DE GRADUACAO, ESPECIALIZACAO E MESTRADO; PARTICIPOU DE BANCAS DE CONCURSO PARA INGRESSO DE DOCENTES;BANCAS DE MESTRADO E TITULAR E REALIZOU ATIVIDADES DE EXTENSAO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA/PR. PESQUISADOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA NOS GRUPOS DE PESQUISA DO CNPQ BAOBA E MAKARIOS. PUBLICOU 7 ARTIGOS EM PERIODICOS ESPECIALIZADOS E 53 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 2 CAPITULOS DE LIVROS PUBLICADOS, 1 LIVRO PUBLICADO POSSUI 55 ITENS DE PRODUCAO TECNICA. PARTICIPOU DE 40 EVENTOS NO BRASIL NACIONAIS E INTERNACIONAIS E 3 NO EXTERIOR. ORIENTOU 17 TRABALHOS DE INICIACAO CIENTIFICA E 4 TRABALHOS DE CONCLUSAO DE CURSO NAS AREAS DE EDUCACAO FISICA, SOCIOLOGIA E ADMINISTRACAO. RECEBEU 5 PREMIOS E/OU HOMENAGENS. ENTRE 2000 E 2003 COORDENOU 1 PROJETO DE PESQUISA E PARTICIPOU DE 2. ATUA NA AREA DE EDUCACAO FISICA COM SEGMENTO ADULTO E IDOSO. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 36 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTIFICOS. EM SEU CURRICULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTIFICA, TECNOLOGICA E ARTISTICO-CULTURAL SAO: EDUCACAO FISICA, CIDADANIA, VELHICE, EDUCACAO FISICA DE ADULTOS E VELHOS, IDOSOS, QUALIDADE DE VIDA, APOSENTADORIA, IDOSO, TEMPO LIVRE E TEMPO LIVRE E EDUCACAO FISICA Currículo Lattes
Published
2008-06-10
How to Cite
1.
Beltrame DM. The game as mediating the teaching-learnig process in Claparède. JPhysEduc [Internet]. 2008Jun.10 [cited 2025Sep.13];7(1):19-3. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3858
Section
Original Articles