METODOLOGIAS EMERGENTES NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira UEM
Palavras-chave: metodologia de ensino, metodologia da Educação Física

Resumo

O presente estudo teve como objetivo apresentar as propostas metodológicas emergentes na área da Educação Física. Caracteriza-se como sendo um estudo do tipo descritivo. Como estratégia metodológica, utilizaram-se a bibliografia específica relacionada ao assunto e a aplicação de um questionário aos idealizadores das propostas apresentadas sobre os pontos: referencial teórico; objeto de estudo; conteúdos básicos; enfoque metodológico; relação professor-aluno; avaliação. Entenderam-se como propostas metodológicas emergentes da área: metodologia aberta; metodologia crítico-superadora; metodologia construtivista e crítico-emancipadora. Como ponto conclusivo, pode-se perceber que, mesmo utilizando-se referenciais teóricos distantes, as propostas têm como objetivo a idealização e a aplicação de uma Educação Física preocupada com a transmissão e a produção de conhecimentos significativos dentro do processo escolar, assim como enfatizar o papel da ação docente, da ação problematizadora e participativa em todas as etapas do ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira, UEM
Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Norte do Paraná (1979), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1988) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professor Associado nível C da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino e Metodologia da Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: formação profissional, currículo, atividade física e saúde, educação física escolar, atividade física e obesidade. É consultor do INEP - SESu - MEC para o ENADE e comissões de autorização e reconhecimento de cursos em educação física. Currículo Lattes
Publicado
2008-06-19
Como Citar
1.
Oliveira AAB de. METODOLOGIAS EMERGENTES NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. JPhysEduc [Internet]. 19º de junho de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];8(1):21-7. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3868
Seção
Artigos Originais