IDENTIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL, ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA DISCIPLINA VOLIBOL NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PARANÁ

  • Roberto Garcia Neves UEM
Palavras-chave: funcionamento, disciplina, voleibol

Resumo

Esta pesquisa teve como finalidade levantar e analisar a formação profissional oferecida bem como a organização e funcionamento da disciplina Volibol nas escolas de Educação Física do Paraná. Foram aplicados questionários para os professores da disciplina Volibol e para as secretarias de cada curso de Educação Física, obtendo-se respostas as questões apresentadas. Os dados obtidos permitem concluir que os objetivos constantes no planejamento de ensino e os conteúdos programáticos da disciplina caracterizam-na como de formação predominantemente pedagógica; e que a maioria dos professores direcionam o ensino dos fundamentos passe, levantamento, cortada, bloqueio, saque e os sistemas de ataque e defesa à formação pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Roberto Garcia Neves, UEM
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1975) e mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1989). Atualmente é Coordenador Geral dos Centros Regionais de Esporte e Lazer da Paraná Esporte - Secretaria de Estado da Educação. Tem experiência na área de Administração Esportiva, com ênfase em Organização e Administração da Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologia, Prática de Ensino, Didática, Desporto Coletivo e Educação Física Escolar Currículo Lattes
Publicado
2008-07-01
Como Citar
1.
Neves RG. IDENTIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL, ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA DISCIPLINA VOLIBOL NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PARANÁ. JPhysEduc [Internet]. 1º de julho de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];1(1). Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4075
Seção
Artigos Originais