EDUCAÇÃO FÍSICA: EDUCAÇÃO E SAÚDE?

  • Adroaldo Gaya UFRGS
Palavras-chave: educação física, educação, saúde

Resumo

Com o objetivo de discutir o papel da educação física enquanto educação e/ou saúde, o presente artigo procura trazer algumas reflexões a fim de estimular críticas que possibilitem o crescimento e permitam diálogos sobre o papel social da educação física. Os seguintes pontos foram eixos de discussões do estudo: 1 - Educação física como educação e saúde: a perda de sua identidade; 2 - Uma educação física reducionista e mecanicista: um fruto de sua história; 3 - A nossa prática cotidiana: será educação e saúde? Enquanto considerações finais, pode-se dizer que há a necessidade de abandonar o modelo cartesiano, atomista, mecanicista e reducionista, que a ciência biológica emprestou à educação física, para uma visão de totalidade e de transdisciplinariedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adroaldo Gaya, UFRGS
Possui graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985) é Livre Docente em Treinamento Esportivo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989), doutorado em Ciências do Desporto na Especialidade de Pedagogia do Desporto pela Universidade do Porto (1994). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia das ciências do esporte, aptidao fisica, antropometria, esporte de rendimento, esporte de crianças e jovens, educacao fisica e estilo de vida. É coordenador do Projeto Esporte Brasil e diretor do Laboratório de Pesquisa do Exercício da UFRGS Currículo Lattes
Publicado
2008-07-01
Como Citar
1.
Gaya A. EDUCAÇÃO FÍSICA: EDUCAÇÃO E SAÚDE?. JPhysEduc [Internet]. 1º de julho de 2008 [citado 13º de setembro de 2025];0(1):36-8. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4083
Seção
Artigos Originais