<b>ESTUDO DO EQUILÍBRIO PLANTAR DO INICIANTE DE TIRO COM ARCO RECURVO</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v19i1.4309
Palavras-chave:
Controle motor, Equilíbrio, Postura
Resumo
O controle postural e o equilíbrio são os principais elementos para a obtenção de bom desempenho em esportes como, por exemplo, o tiro com arco, em que a maior parte da atenção dos atletas é voltada para melhorar sua performance. O objetivo deste estudo foi analisar as características do equilíbrio plantar dos atletas iniciantes de tiro com arco, no processo de iniciação na modalidade. Treze adultos jovens (22 ± 2 anos) do sexo masculino participaram do estudo. Para a avaliação do equilíbrio foi utilizado o sistema balance (Chattecx Balance System) a uma freqüência de 100Hz, e a coleta teve a duração média de 20 segundos. Nas sessões de coleta os sujeitos executaram nove tentativas, três das quais para a postura ortostática sem equipamento. Posteriormente, usando o material e efetuando a postura de tiro e o disparo das flechas, os sujeitos efetuaram três tentativas com distância podal de 30cm e outras três realizadas na postura de tiro com a distância considerada a mais adequada pelo sujeito. Foi feita uma análise descritiva dos dados. Os resultados revelaram que a postura de tiro proporciona uma desestabilidade para o iniciante e que esta proporciona oscilações tanto na postura ântero-posterior quanto na centro-lateral.Downloads
Não há dados estatísticos.
Metrics
Carregando Métricas ...
Como Citar
1.
Wolff F, Krebs RJ, Detânico RC, van Keulen GE, Braga RK. <b>ESTUDO DO EQUILÍBRIO PLANTAR DO INICIANTE DE TIRO COM ARCO RECURVO</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v19i1.4309. JPhysEduc [Internet]. 1 [citado 13º de setembro de 2025];19(1):1-. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4309
Edição
Seção
Artigos Originais
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.