Avaliação de um processo de formação continuada em dança: a pesquisa-ação em foco

Palavras-chave: Formação continuada. Docentes. Educação física.

Resumo

A formação continuada é um tema de bastante relevância na área educacional. Por meio dessa o docente tem a possibilidade de desenvolver sua profissionalidade, buscando solucionar problemas cotidianos, lançando mão de informações adquiridas ou daquelas, fruto da reflexão com seus pares sobre a prática pedagógica. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi avaliar as possibilidades de uma pesquisa-ação na formação continuada em dança escolar com professores de Educação Física do município de Bagé, RS. Participaram da pesquisa 26 professores da rede municipal. A proposta metodológica obedeceu às distintas etapas da pesquisa-ação, contemplando a identificação das necessidades (etapa 1), o planejamento da ação (etapa 2), a implementação da ação (etapa 3), a descrição e monitoramento da ação (etapa 4) e a avaliação dos resultados da ação (etapa 5). Os resultados da ação apontaram a apropriação do conhecimento por parte dos professores; maior motivação para a prática docente na escola; troca efetiva entre os pares; a possibilidade de trabalhar dança na escola. O estudo revelou a importância da formação continuada, permitindo a construção de novas aprendizagens, constatando-se mudanças nas atitudes, saberes e práticas pedagógicas dos docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Santos Azambuja dos Santos, Escola Superior de Educação Física -Universidade Federal de Pelotas - ESEF/UFPEL

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas.

Contato: betaazambuja@hotmail.com

Cel.: (53) 999647678

http://lattes.cnpq.br/2642975943212138

 

Mariângela da Rosa Afonso, Escola Superior de Educação Física - Universidade Federal de Pelotas - ESEF/UFPEL
Professora Titular na Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas.

Contato: mrafonso@gmail.com
Cel.: (53) 981381119
http://lattes.cnpq.br/5202830028335096
Verónica Gabriela Silva Piovani, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora assistente do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Marechal Cândido Rondon e Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação Física Associado UEM/UEL

Contato: veropiovani@hotmail.com

Cel.: (45) 999595538

http://lattes.cnpq.br/8398891204906056

Luciana Toaldo Gentilini Avila, Universidade Federal do Rio Grande (RS)

Professora adjunta do curso de Educação Física da Universidade Federal de Rio Grande.

Contato: lutoaldo@msn.com

Cel.: (53) 981230515

http://lattes.cnpq.br/9505177298824946

Publicado
2019-10-24
Como Citar
1.
dos Santos RSA, Afonso M da R, Piovani VGS, Avila LTG. Avaliação de um processo de formação continuada em dança: a pesquisa-ação em foco. JPhysEduc [Internet]. 24º de outubro de 2019 [citado 10º de setembro de 2025];30(1):e-3080. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/44196
Seção
Aspectos pedagógicos e culturais