Sessão de treinamento de forca supervisionada aumenta a carga total levantada e as respostas subjetivas em sujeitos treinados

  • Charles Ricardo Lopes Universidade Metodista de Piracicaba
  • Enrico Gori Soares UNINOVE e Universidade Metodista de Piracicaba https://orcid.org/0000-0003-4278-4969
  • Luan Oenning Universidade Metodista de Piracicaba
  • Felipe Alves Brigatto Universidade Metodista de Piracicaba
  • Paulo Henrique Marchetti California State University Northridge
Palavras-chave: Treinamento de Força, Personal Training, Desempenho

Resumo

O treinamento de forca (TF) com supervisão pode afetar a carga total levantada (CTL), o número total de repetições (NTR), o tempo líquido sob tensão (TLT) e a percepção subjetiva de esforço (PSE) em indivíduos experientes em TF. O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito da supervisão do personal trainer na sessão de indivíduos experientes em TF. Quinze homens (20,0±2 anos; 176,0±4 cm; 79,3±4,7 kg) experientes com o TF realizaram duas sessões compostas com exercícios para o corpo todo. Na sessão sem supervisão do personal trainer (SPT) os sujeitos auto selecionaram as intensidades utilizadas nos exercícios e foram orientados à “selecionar a sobrecarga que eles tipicamente utilizam para realizar 10 repetições”; na sessão com a supervisão do personal trainer (CPT) os sujeitos auto selecionaram as intensidades utilizadas nos exercícios e foram orientados à “realizar o máximo de esforço possível”. Foi observada maior CTL (P<0,001, Δ%=30), NTR (P<0,001, Δ%=29), TLT (P=0,003, Δ%=21) e PSE (P<0,001, Δ%=29) na sessão de TF. O presente estudo concluiu que as sessões com supervisão de um personal trainer afetam positivamente as variáveis do treinamento.

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Publicado
2020-06-07
Como Citar
1.
Lopes CR, Soares EG, Oenning L, Brigatto FA, Marchetti PH. Sessão de treinamento de forca supervisionada aumenta a carga total levantada e as respostas subjetivas em sujeitos treinados. JPhysEduc [Internet]. 7º de junho de 2020 [citado 10º de setembro de 2025];31(1):e-3144. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/45492
Seção
Artigos Originais