Análise das tarefas de treinamento técnico-tático de equipes de handebol feminino sub-16

Palavras-chave: Tarefas de Treinamento, Handebol, Esporte feminino

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar as tarefas de treinamento técnico-tático de equipes femininas de handebol sub-16. Neste estudo descritivo, quantitativo e observacional, dois treinadores e 27 atletas da categoria cadete (U-16) de duas equipes de handebol feminino do estado de Santa Catarina (Brasil) foram investigados. Os dados foram coletados por meio de observação sistemática e indireta (filmagem) de 36 sessões de treinamento, transcritas e analisadas no Sistema Integral de Análise de Treinamento (SIATE). O tratamento dos dados foi baseado em estatística descritiva (frequência) e inferencial (modelagem hierárquica em vários níveis), utilizando o software SPSS 23.0 e o programa R. Nas 336 tarefas analisadas, observou-se que as sessões priorizaram jogos e competição como forma de treinamento e conduta tático-técnica como o tipo de conteúdo. Os treinadores usaram um modelo ondulador na estruturação das tarefas nos microciclos investigados, ambas as equipes priorizando o uso de situações de treinamento semelhantes às exigências das partidas oficiais de handebol

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Publicado
2021-08-18
Como Citar
1.
Dallegrave EJ, Salles W das N, Maciel LFP, Collet C, Nascimento JV do, Folle A. Análise das tarefas de treinamento técnico-tático de equipes de handebol feminino sub-16. JPhysEduc [Internet]. 18º de agosto de 2021 [citado 5º de setembro de 2025];32(1):e-3269. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/54733
Seção
Artigos Originais