<b>Familiarização ao teste de 1-RM em mulheres com experiência prévia em treinamento com pesos</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i3.5941

  • Raphael Mendes Ritti Dias Universidade de Pernambuco
  • Ademar Avelar Universidade Estadual de Londrina
  • Emanuel Péricles Salvador Universidade de São Paulo
  • Edilson Serpeloni Cyrino Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Exercícios com pesos, Testes repetitivos, Força muscular.

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar a influência do processo de familiarização ao teste de uma repetição máxima (1-RM) em mulheres com experiência em treinamento com pesos (TP). Dezoito mulheres com experiência em TP realizaram cinco sessões do teste de 1-RM nos exercícios supino, agachamento e rosca direta. Para análise estatística foi utilizada ANOVA, plotagem de Bland-Altman e correlação de Pearson. A estabilização da força máxima ocorreu entre a segunda e terceira sessão de teste nos exercícios supino e rosca direta e entre a primeira e segunda sessão no exercício agachamento (P<0,05). O aumento na força entre a primeira e a sessão de estabilização foram 4,7%, 7,6% e 11,7% nos exercícios supino, agachamento e rosca direta, respectivamente. Esses resultados sugerem que mulheres jovens com experiência prévia em TP devem realizar pelo menos duas sessões de familiarização ao teste de 1-RM para minimizar erros na avaliação da força máxima.

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Biografia do Autor

Raphael Mendes Ritti Dias, Universidade de Pernambuco
Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco
Ademar Avelar, Universidade Estadual de Londrina
Aluno do programa de pós-graduação em Educação Física associado UEL/UEM
Emanuel Péricles Salvador, Universidade de São Paulo
Aluno do programa de pós-graduação em Saúde Pública da USP
Edilson Serpeloni Cyrino, Universidade Estadual de Londrina
Professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina
Publicado
2009-10-05
Como Citar
1.
Dias RMR, Avelar A, Salvador EP, Cyrino ES. <b>Familiarização ao teste de 1-RM em mulheres com experiência prévia em treinamento com pesos</b&gt; - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i3.5941. JPhysEduc [Internet]. 5º de outubro de 2009 [citado 13º de setembro de 2025];20(3):423-9. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/5941
Seção
Artigos Originais