Motivações para entrar em um programa de treinamento de professores de educação física no Chile

  • María Magdalena Pereda Soza Universidad Católica del Maule, Talca, Chile
  • Caroll Alejandra Schilling Lara Universidad Católica del Maule
  • Ricardo de Souza Carvalho Universidad Católica del Maule, Talca, Chile
Palavras-chave: Educação física, Motivação, Educação superior.

Resumo

Os programas de formação de professores de Educação Física no Chile têm uma grande demanda por matrículas, e a profissão é reconhecida como uma das mais atrativas para os jovens. A proposta deste estudo é conhecer os motivos que levam jovens chilenos a escolherem o programa de formação de professores de Educação Física em uma universidade regional, na região de Maule, Chile. A pesquisa foi sequencial mista, pois se caracterizou por uma primeira etapa, onde foram coletados e analisados ​​dados quantitativos, seguida de outra, onde os dados qualitativos foram coletados e interpretados. Na etapa quantitativa do estudo 146 alunos (54 mulheres e 89 homens) responderam a um questionário e na etapa qualitativa 6 alunos (3 homens e 3 mulheres) participaram de uma entrevista de grupo focal. A participação anterior em esportes, o interesse relacionado ao estilo de vida fisicamente ativo e o prazer de ensinar são mostrados nos resultados. Como conclusões, os alunos optam por se matricular em um programa de ensino de educação física motivados por experiências anteriores de esportes e atividades físicas, e o desejo de ensinar valores por meio do esporte

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...
Publicado
2022-05-19
Como Citar
1.
Soza MMP, Schilling Lara CA, Carvalho R de S. Motivações para entrar em um programa de treinamento de professores de educação física no Chile. JPhysEduc [Internet]. 19º de maio de 2022 [citado 10º de setembro de 2025];33(1):e-3330. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/60120
Seção
Artigos Originais