Educação física na educação infantil em Maringá-PR: construção e implementação de uma política pública educacional

Palavras-chave: Educação Física, Educação Infantil, Política Pública

Resumo

Esta pesquisa objetivou descrever e analisar o processo de estruturação e implementação da Lei nº 8392/2009, do Município de Maringá-PR, que inclui a Educação Física como componente obrigatório no currículo da Educação Infantil. Caracteriza-se como um estudo de caso descritivo e documental, por meio de realização de entrevistas semiestruturadas com o parlamentar responsável pelo projeto de lei e com a pesquisadora, cujo estudo subsidiou o referido projeto; aplicação de questionários a 27 professores de Educação Física atuantes nos Centros Municipais de Educação Infantil; e consulta à legislação e documentos internos da Secretaria Municipal de Educação. A partir das informações obtidas, concluiu-se que o processo analisado ocorreu de forma satisfatória, consolidando a política pública educacional em questão.

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Publicado
2022-05-09
Como Citar
1.
Silva-Lima SB, Ferreira-Lima W, Lima-Valério F Évelin B, Bassoli de Oliveira AA, Kravchychyn C, Barbosa-Rinaldi IP. Educação física na educação infantil em Maringá-PR: construção e implementação de uma política pública educacional. JPhysEduc [Internet]. 9º de maio de 2022 [citado 18º de setembro de 2025];33(1):e-3336. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/62623
Seção
Artigos Originais