A produção acadêmica da pós-graduação brasileira sobre a dança na educação infantil

Palavras-chave: Dança, Educação Infantil, Estado do Conhecimento

Resumo

Analisa a produção acadêmica da pós-graduação brasileira sobre a dança na Educação Infantil, tendo como fonte o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo Estado do Conhecimento. Os resultados apontam 24 trabalhos, publicados entre 2003 e 2019, procedentes de programas de pós-graduação em Educação, Educação Física, Artes, Dança e Psicologia. Há o predomínio da autoria de mulheres nas produções investigadas, que são, em sua maioria, provenientes de instituições públicas. Parte significativa das metodologias empregadas nos trabalhos analisados aproxima-se com o chão da escola e possui características propositivas. Dentre os temas mais discutidos, destacam-se as práticas e os métodos de ensino para a dança no contexto da Educação Infantil.

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Publicado
2022-11-09
Como Citar
1.
Faria Fávero R, Bolzan Érica, Lema Del Rio Martins R, da Silva Mello A. A produção acadêmica da pós-graduação brasileira sobre a dança na educação infantil. JPhysEduc [Internet]. 9º de novembro de 2022 [citado 19º de novembro de 2025];33(1):e-3359. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/63354
Seção
Artigos de Revisão