<b>Estabelecimento de metas impostas pelo experimentador e autoestabelecidas: efeitos na aprendizagem do arremesso de dardo de salão</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i4.6682
Palavras-chave:
Educação Física
Resumo
O efeito do estabelecimento de metas impostas e auto-estabelecidas na aquisição de uma habilidade motora discreta foi analisado em 45 sujeitos inexperientes (24,4 +3,2 anos) no arremesso de dardo de salão. O delineamento teve um pré-teste, fase de aquisição e pós-teste, nos quais foi manipulada a dificuldade da meta com três grupos de metas impostas: controle, com 10% de dificuldade e 30% de dificuldade, mas a análise do escore não identificou efeito da variável manipulada. Ao final do experimento foi aplicado um questionário sobre o auto-estabelecimento de metas. A identificação do uso de metas auto-estabelecidas levou à nova classificação e reagrupamento dos grupos conforme as mesmas. Observou-se uso de metas muito fáceis, fáceis e inatingíveis, mas não foi detectada diferença entre estes grupos.Downloads
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Publicado
2009-12-23
Como Citar
1.
Marinho NFS, Gomes TVB, Fonseca F de S, Fialho JVAP, Benda RN, Ugrinowitsch H. <b>Estabelecimento de metas impostas pelo experimentador e autoestabelecidas: efeitos na aprendizagem do arremesso de dardo de salão</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i4.6682. JPhysEduc [Internet]. 23º de dezembro de 2009 [citado 13º de setembro de 2025];20(4):509-17. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/6682
Edição
Seção
Artigos Originais
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