<b>Estabelecimento de metas impostas pelo experimentador e autoestabelecidas: efeitos na aprendizagem do arremesso de dardo de salão</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i4.6682

  • Nádia Fernanda Schmitt Marinho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Thábata Viviane Brandão Gomes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fabiano de Soza Fonseca Universidade Federal de Minas Gerais
  • João Vitor Alves Pereira Fialho University of Warwick
  • Rodolfo Novellino Benda Universidade Federal de Minas Gerais
  • Herbert Ugrinowitsch Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Educação Física

Resumo

O efeito do estabelecimento de metas impostas e auto-estabelecidas na aquisição de uma habilidade motora discreta foi analisado em 45 sujeitos inexperientes (24,4 +3,2 anos) no arremesso de dardo de salão. O delineamento teve um pré-teste, fase de aquisição e pós-teste, nos quais foi manipulada a dificuldade da meta com três grupos de metas impostas: controle, com 10% de dificuldade e 30% de dificuldade, mas a análise do escore não identificou efeito da variável manipulada. Ao final do experimento foi aplicado um questionário sobre o auto-estabelecimento de metas. A identificação do uso de metas auto-estabelecidas levou à nova classificação e reagrupamento dos grupos conforme as mesmas. Observou-se uso de metas muito fáceis, fáceis e inatingíveis, mas não foi detectada diferença entre estes grupos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nádia Fernanda Schmitt Marinho, Universidade Federal de Minas Gerais
Mestre em Ciências do Esporte
Thábata Viviane Brandão Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais
Mestre em Ciências do Esporte
Fabiano de Soza Fonseca, Universidade Federal de Minas Gerais
Mestre em Ciências do Esporte
João Vitor Alves Pereira Fialho, University of Warwick
Doutorando em Psicologia
Rodolfo Novellino Benda, Universidade Federal de Minas Gerais
Professor do Dep. de Educação Física, Orientador de Mestrado e Doutorado do Curso de Ciências do Esporte.
Herbert Ugrinowitsch, Universidade Federal de Minas Gerais
Professor do Dep. de Esporte, Orientador de Mestrado e Doutorado do Curso de Ciências do Esporte.
Publicado
2009-12-23
Como Citar
1.
Marinho NFS, Gomes TVB, Fonseca F de S, Fialho JVAP, Benda RN, Ugrinowitsch H. <b>Estabelecimento de metas impostas pelo experimentador e autoestabelecidas: efeitos na aprendizagem do arremesso de dardo de salão</b&gt; - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i4.6682. JPhysEduc [Internet]. 23º de dezembro de 2009 [citado 13º de setembro de 2025];20(4):509-17. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/6682
Seção
Artigos Originais