<b>Aderência à profissão Educação Física: estudos de casos do magistério público estadual de Santa Catarina</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i3.6791
Palavras-chave:
Escolha da profissão, Abandono da docência, Permanência no ensino.
Resumo
O objetivo do presente estudo foi analisar a aderência à profissão Educação Física. Participaram do estudo quatro professores de Educação Física com mais de vinte e cinco anos de intervenção profissional no magistério público estadual de Santa Catarina. Na coleta das informações, foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas com os professores de Educação Física, com os colegas de trabalho, além da análise documental. As evidências encontradas permitiram verificar motivações semelhantes para o ingresso na profissão Educação Física (interesse pelo esporte) e no magistério público estadual (efetivação profissional), bem como sentimentos diferenciados no que se refere ao abandono da carreira docente. Além disso, constatou-se que a estabilidade profissional e a segurança financeira asseguraram a permanência dos professores no magistério público durante os anos de docência.Downloads
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Publicado
2009-10-05
Como Citar
1.
Folle A, Nascimento JV do. <b>Aderência à profissão Educação Física: estudos de casos do magistério público estadual de Santa Catarina</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i3.6791. JPhysEduc [Internet]. 5º de outubro de 2009 [citado 13º de setembro de 2025];20(3):353-65. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/6791
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Seção
Artigos Originais
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