<b>Aderência à profissão Educação Física: estudos de casos do magistério público estadual de Santa Catarina</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i3.6791

  • Alexandra Folle UFSC
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Escolha da profissão, Abandono da docência, Permanência no ensino.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar a aderência à profissão Educação Física. Participaram do estudo quatro professores de Educação Física com mais de vinte e cinco anos de intervenção profissional no magistério público estadual de Santa Catarina. Na coleta das informações, foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas com os professores de Educação Física, com os colegas de trabalho, além da análise documental. As evidências encontradas permitiram verificar motivações semelhantes para o ingresso na profissão Educação Física (interesse pelo esporte) e no magistério público estadual (efetivação profissional), bem como sentimentos diferenciados no que se refere ao abandono da carreira docente. Além disso, constatou-se que a estabilidade profissional e a segurança financeira asseguraram a permanência dos professores no magistério público durante os anos de docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alexandra Folle, UFSC
Possui graduação em Educação Física (2002) e e especialização em Esporte Escolar (2004) pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Atualmente é mestrada do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: nível de satisfação de docentes e discentes, modelos de ensino de jogos esportivos e avaliação postural Currículo Lattes
Juarez Vieira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina
Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Salesiana de Educação Física (1982), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1988) e doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade do Porto (1998). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diretor do Centro de Desportos da UFSC, Representante Adjunto da Área 21 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação Profissional e Pedagogia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, formação inicial, voleibol, desenvolvimento profissional e currículos e programas.
Publicado
2009-10-05
Como Citar
1.
Folle A, Nascimento JV do. <b>Aderência à profissão Educação Física: estudos de casos do magistério público estadual de Santa Catarina</b&gt; - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i3.6791. JPhysEduc [Internet]. 5º de outubro de 2009 [citado 13º de setembro de 2025];20(3):353-65. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/6791
Seção
Artigos Originais