<b>A investigação sobre a eficácia pedagógica no ensino do desporto</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v21i1.6914
Palavras-chave:
Eficácia pedagógica. Desporto. Instrução
Resumo
O presente estudo pretende realizar uma breve revisão da investigação centrada na eficácia pedagógica no ensino do Desporto delimitando o seu âmbito a um conjunto de variáveis que marcaram, incontornavelmente, a investigação empírica neste domínio. Inicia por situar o papel da observação sistemática dos comportamentos de ensino-aprendizagem na evolução da investigação, destacando a relevância de algumas estratégias instrucionais gerais na eficácia pedagógica, entre as quais sobressai o feedback. Enfatiza a relevância conferida à relação entre os conteúdos substantivos de ensino e os procedimentos pedagógicos, que se interligam no acto de ensino, legitimando a emergência do conceito conhecimento pedagógico do conteúdo. Finalmente, estuda as abordagens instrucionais em contextos ecológicos associados à optimização dos ambientes de aprendizagem, ao recurso de sistemas de accountability e à estruturação das tarefas de aprendizagem, adquirindo particular relevância na agenda actual da investigação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Metrics
Carregando Métricas ...
Publicado
2010-03-27
Como Citar
1.
Pereira FRM, Mesquita IMR, Graça AB dos S. <b>A investigação sobre a eficácia pedagógica no ensino do desporto</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v21i1.6914. JPhysEduc [Internet]. 27º de março de 2010 [citado 13º de setembro de 2025];21(1):147-60. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/6914
Edição
Seção
Artigos de Revisão
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.