Futebol feminino entre os fjords: o contexto de um projeto de futebol para meninas na Noruega

Palavras-chave: esporte, gênero, educação física, futebol, meninas

Resumo

O presente trabalho objetivou investigar o contexto de um projeto de treinamento de futebol para meninas em Sogndal, Noruega. A partir disso, buscou-se explorar as múltiplas formas pelas quais o futebol é acessado, experienciado e impacta a rotina das meninas. Por meio de método etnográfico, pesquisadores brasileiros participaram de sessões de treino e criaram material a partir de diário de campo, observações e conversas informais com as participantes. Os resultados revelam que Sogndal, em seus aspectos geográficos, sociais e culturais, desempenha um papel relevante na prática esportiva. Especificamente, foi destacado que o aspecto principal das atividades no projeto de futebol investigado é a prática lúdica e integrativa de exercícios físicos. Para as meninas, jogar futebol vai além da busca por desempenho na medida em que vivenciam os treinos como um ambiente divertido, socializador e enriquecedor. Ainda assim, apesar do incentivo à prática recreativa de futebol entre meninas e meninos durante a infância, assimetrias de gênero existem, e o incentivo ao alto rendimento feminino precisa de atenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2025-09-15
Como Citar
1.
Stec JP, Ordonhes MT, Souza MTO, Cabral LL, Frøyd C, Pereira G. Futebol feminino entre os fjords: o contexto de um projeto de futebol para meninas na Noruega. JPhysEduc [Internet]. 15º de setembro de 2025 [citado 10º de outubro de 2025];36(1):e-3640. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/75027
Seção
Artigos Originais