<b>Natação Infantil: Associação entre materiais didáticos e atividades aquáticas</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v22i2.9602

  • Leonardo de Sousa Fortes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria Elisa Caputo Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Mateus Camaroti Laterza Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria Lúcia de Castro Polisseni Universidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave: Educação Física, Esporte

Resumo

Materiais didáticos aquáticos podem facilitar o ensino da natação infantil dependendo da forma como serão utilizados e da maneira que serão apresentados às crianças. O objetivo do estudo foi identificar os tipos de materiais didáticos e atividades de natação que crianças de 7 a 10 anos praticantes desta modalidade mais gostam. A amostra foi constituída por 70 crianças. Foi elaborado um questionário para servir como instrumento de avaliação. Foi realizada a correlação de Fisher para relacionar as frequências das respostas ao questionário. Fazendo uma relação de frequências entre “preferência dos materiais didáticos aquáticos” e “tipo de atividade que mais gosta”, podemos destacar a grande incidência do “tapete” com atividades competitivas e atividades recreativas. Concluímos que os materiais didáticos aquáticos que trazem mais prazer na utilização em aulas de natação para este grupo estudado é o “tapete” e o “macarrão” e que as atividades preferidas são as recreativas e competitivas. Palavras-chave: Natação; materiais didáticos; preferências

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Biografia do Autor

Leonardo de Sousa Fortes, Universidade Federal de Juiz de Fora
Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física (UFJF). Aluno do Programa de Pós Graduação (Lato Sensu) em Organização e Administração da Recreação e do Lazer (UFJF). Aluno do Programa de Pós Graduação (Stricto Sensu) em Aspectos Socioculutais do Movimento Humano (UFJF). Integrante do grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos do Corpo (UFJF).
Maria Elisa Caputo Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora
Professora Doutora do Departamento de Fundamentos da Educação Física (UFJF). Coordenadora do curso de Pós Graduação (Lato Sensu) em Organização e Administração da Recreação e do Lazer (UFJF). Coordenadora do grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos do Corpo (UFJF).
Mateus Camaroti Laterza, Universidade Federal de Juiz de Fora
Professor Doutor do Departamento de Fundamentos da Educação Física (UFJF). Coordenador do curso de Pós Graduação (Lato Sensu) em Atividade Física em Saúde e Reabilitação Cardíaca (UFJF).
Maria Lúcia de Castro Polisseni, Universidade Federal de Juiz de Fora
Professora Mestre do Departamento de Fundamentos da Educação Física (UFJF). Coordenadora da Pró Reitoria de Extensão e Cultura (UFJF).
Publicado
2011-07-14
Como Citar
1.
Fortes L de S, Ferreira MEC, Laterza MC, Polisseni ML de C. <b>Natação Infantil: Associação entre materiais didáticos e atividades aquáticas</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v22i2.9602. JPhysEduc [Internet]. 14º de julho de 2011 [citado 10º de setembro de 2025];22(2):221-8. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/9602
Seção
Artigos Originais