<b>Apontamentos sobre a evolução histórica, material e morfológica dos aparelhos da ginástica artística masculina</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v22i2.9986

  • Mauricio Santos Oliveira UNICAMP
  • Marco Antonio Coelho Bortoleto UNICAMP
Palavras-chave: História-ginástica, Normas-aparelhos, Empresas-esportivas.

Resumo

As grandes empresas de materiais de GA desenvolveram, através de pesquisas e alta tecnologia, aparelhos que permitiram a elaboração de novas técnicas, elementos e que proporcionaram uma melhora significativa na segurança dos ginastas e, consequentemente, contribuíram para a evolução da modalidade nos últimos anos. Tendo em vista este contexto, procuramos analisar, através de uma pesquisa bibliográfica, cada um dos aparelhos da GA masculina (GAM) destacando suas principais características ao longo da história e a sua evolução no decorrer dos anos. Depois de uma análise exaustiva percebemos que poucas foram as mudanças na morfologia dos aparelhos, porém houveram modificações importantes nos materiais utilizados na fabricação dos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mauricio Santos Oliveira, UNICAMP
Graduado em Licenciatura em Educação Física, Bacharel em Treinamento em Esportes e mestre em Educação Física pela FEF/UNICAMP na área de concentração Educação Física e Sociedade - Linha de pesquisa Esporte e Sociedade. Atualmente desenvolve seu projeto de doutorado na Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da Universidade de São Paulo (USP) na área de concentração Pedagogia do Movimento Humano. Também possui o título de instrutor em esportes pela Escola de Ginástica de Ollerup (Gymnastikh jskolen i Ollerup) na Dinamarca e é membro do Grupo de Pesquisa em Ginástica da FEF/UNICAMP.
Marco Antonio Coelho Bortoleto, UNICAMP
Graduado (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutorado em "La investigación en la actividad física y deporte" pela Universidade de Lleida (2004) no Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha (INEFC) na Espanha. Atualmente é professor da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisa na área de Educação Física, com ênfase na Ginástica e no Circo, enfocando nas seguintes temáticas: cultura de treinamento da ginástica artística (antropologia do esporte e etnografia), relações das atividades circenses com a educação física, formação e conceitos da ginástica geral, bem como estudos fundamentados na Praxiologia Motriz.
Publicado
2011-07-14
Como Citar
1.
Oliveira MS, Bortoleto MAC. <b>Apontamentos sobre a evolução histórica, material e morfológica dos aparelhos da ginástica artística masculina</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v22i2.9986. JPhysEduc (Maringá) [Internet]. 14º de julho de 2011 [citado 2º de janeiro de 2026];22(2):283-95. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/9986
Seção
Artigos Originais