ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE VIGAS DE CONCRETO ARMADAS A FLEXÃO COM ARMADURAS NÃO-METÁLICAS DE GFRP
Resumo
Este trabalho baseia-se na substituição de barras de aço convencional por barras de GFRP (Glass Fiber Reinforced Polymer) em estruturas de concreto armado. Foram dimensionadas, à flexão, vigas de concreto armadas com barras de aço, as quais seguiram a recomendação da norma ACI 318 (ACI, 2019), e vigas de concreto armadas com barras de GFRP com o uso da recomendação ACI 440.1R (ACI, 2015), a fim de se estudar, comparativamente, a capacidade de carga e o modo de ruptura destes elementos. Cotações de preços foram realizadas para a comparação dos custos de execução das vigas. Foi possível concluir que, com taxas de armadura equivalentes, verifica-se que uso de barras de GFRP leva a obtenção de capacidades resistentes superiores entre 177 e 113% para as mesmas seções dimensionadas com aço convencional. Quando se considera o mesmo diâmetro para as barras de GFRP e aço, percebe-se que as que vigas armadas com aço CA-50 apresentam capacidade resistente 20% superior à das vigas armadas com barras de GFRP. Com relação ao modo de ruptura, o das vigas armadas com barras de aço convencionais é baseado no escoamento da armadura, enquanto aquelas armadas com barras de GFRP é baseada na ruptura das barras à tração ou no esmagamento do concreto comprimido. Por fim, os custos de execução das vigas armadas com barras de GFRP, em curto prazo, são maiores do que os custos de execução de vigas armadas com barras de aço. Entretanto, é necessário avaliar os possíveis custos com manutenção das estruturas, dado que as vigas armadas com barras de GFRP são mais resistentes às condições de agressividade do ambiente e apresentam menores custos de manutenção quando se leva em conta a vida útil de projeto das estruturas de concreto armado.
Downloads
Referências
AMERICAN CONCRETE INSTITUTE. ACI COMMITTEE 440.R. Report on Fiber-Reinforced Polymer (FRP) Reinforcement for Concrete Structures. Farmington Hills, 2007.
AMERICAN CONCRETE INSTITUTE. ACI COMMITTEE 440.1R. Guide for the Design and Construction of Structural Concrete Reinforced with Fiber-Reinforced Polymer (FRP) Bars. Farmington Hills, 2015.
AMERICAN CONCRETE INSTITUTE. ACI 318. Building code requirements for reinforced concrete. Farmington Hills, 2019.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto armado. Rio de Janeiro, 2014.
CAMACHO, L. F. C. A utilização de varões de GFRP nas estruturas de betão armado. Dissertação de Mestrado, Universidade da Madeira, Funchal, 2011.
OWENS CORNING. Glass Fiber Reinforced Polymer (GFRP) Rebar – Aslan 100 series. Acessado em 30/11/2019. Web Page http://aslanfrp.com/resources/Aslan-100-GFRP-Rebar-data-sheet.pdf.
JOSÉ, R. N. F. Automatização do dimensionamento de elementos estruturais em betão armado com GFRP. Dissertação de Mestrado, Universidade da Madeira, Funchal, 2013.
PILAKOUTAS, K.; NEOCLEOUS, K.; GUADAGNINI, M.; MATTHYS, S. Design guidelines for FRP reinforced concrete structures. Structures and buildings, v. 164, p. 255-263, 2013.
TAVARES, D. H. Análise teórica e experimental de vigas de concreto armadas com barras não metálicas de GFRP. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2006.
WANG, H.; BELARBI, A. Flexural Behavior of Fiber-Reinforced Concrete Beams Reinforced with FRP Rebars. In: International Symposium of Fiber-Reinforced Polymer Reinforcement for Concrete Structures, 7., v. 230, p. 895-914, Kansas, 2005.
Os autores podem manter os direitos autorais pelo seu trabalho, mas repassam direitos de primeira publicação à revista. A revista poderá usar o trabalho para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho em bases de dados de Acesso Livre.