Teoria e Prática da Educação, ISSN 1415-837X (impressa até o v.18, n. 2, 2015) e ISSN 2237-8707 (on-line), publicada pelo Departamento de Teoria e Prática da Educação e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá-UEM, tem como objetivo proporcionar a pesquisadores, a docentes e a discentes de programas de pós-graduação de instituições nacionais e internacionais a oportunidade de divulgar resultados de pesquisas na Área da Educação.

Qualis Capes 2017-2020: A4

Foco e Escopo

TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO tem como objetivo proporcionar a pesquisadores, a docentes e a discentes de diferentes instituições nacionais e internacionais a oportunidade de divulgar resultados de pesquisas teórico-práticas. O periódico aceita a publicação de temas gerais e específicos relacionados à educação nas seguintes categorias: 1. Artigos (35.000 a 55.000 caracteres); 2. Resenhas (8.000 a 12.000 caracteres).

 

Processo de Avaliação 

O recebimento dos manuscritos é realizado em fluxo contínuo.  No processo de avaliação, para evitar conflitos de interesses e visando à imparcialidade, as submissões  são encaminhadas, sem identificação de autoria, ao julgamento de pareceristas designados pelo Conselho Editorial. A identidade dos autores também é mantida em sigilo.

A cada ano é publicada a relação dos pareceristas ad hoc que colaboraram com a revista no respectivo período.

Uma vez a equipe editorial tendo verificado se o manuscrito atende ao foco e ao escopo da Revista e se está organizado de acordo com as normas informadas no site, as submissões são encaminhadas a pareceristas externos à Revista, aplicando-se o processo duplo-cego.

O processo de avaliação das submissões pode ser acompanhado pelos respectivos autores no SEER, por meio de login e senha para o acesso. Os pareceres comportam três possibilidades: aceitar sem alterações; aceitação com reformulações obrigatórias; rejeitar.

As diretrizes a serem seguidas pelos pareceristas incluem os seguintes aspectos: originalidade do artigo; pertinência da discussão, dos dados informados, da interpretação, da metodologia e das referências citadas; clareza e adequação do título, do resumo, das palavras-chave, da introdução, do desenvolvimento e da conclusão.

Essas diretrizes orientam tanto as avaliações de artigos submetidos em fluxo contínuo e em chamadas temáticas, como resenhas.

 Manuscritos que recebem um parecer favorável e um contrário à sua publicação são avaliados por um terceiro parecerista, também anônimo e externo à Revista.

 

Alterações e reformulação

No processo de avaliação, os artigos podem receber pareceres com recomendações de alterações ou de adaptações, as quais deverão ser atendidas pelos autores. Trabalhos cujas recomendações dos pareceristas e da equipe editorial não foram atendidas e trabalhos entregues fora do prazo estabelecido para a realização das alterações podem ser recusados pela equipe editorial.

As reformulações realizadas pelos autores devem ser discriminadas e informadas em correspondência aos editores, cabendo ao Conselho Editorial a decisão final sobre a publicação ou não do manuscrito. Alterações referentes à estrutura e ao conteúdo sugeridas no decorrer do processo de avaliação serão realizadas somente com a concordância dos autores.

 

Artigos aprovados

O artigo aprovado passa do status “Em avaliação” para o status “Em edição”. Nessa fase o texto é preparado para ser publicado. Durante esse processo, informações poderão ser solicitadas aos autores.

O aceite do manuscrito não garante a sua imediata publicação. Uma vez aprovado, sua publicação respeitará os critérios de data de submissão e de localização geográfica das instituições de filiação dos autores.

Para evitar a endogenia e garantir a diversidade de autores, a Revista respeita o intervalo de dois anos entre uma publicação e outra do mesmo autor.

 

Periodicidade

A Revista é publicada em fluxo contínui, a partir de 2023, em formato on-line .

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Revista Teoria e Prática da Educação

A Revista Teoria e Prática da Educação é uma publicação do Departamento de Teoria e Prática da Educação, vinculada ao Programa de pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Estadual de Maringá.