COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM: BUSCANDO RELAÇÕES MAIS DIALÓGICAS E APRENDIZAGENS MAIS EFETIVAS ENTRE TODAS/OS

  • Fabiana Marini Braga UFSCAR
  • Roseli Rodrigues de Mello UFSCAR
Palavras-chave: família, escola, comunidade de aprendizagem, aprendizagem dialógica, pesquisa comunicativa

Resumo

O tema geral do presente artigo é a questão das melhorias das interações e conseqüentes aprendizagens entre e para com todos/as os/as envolvidos no processo educacional por meio do projeto Comunidades de Aprendizagem (CA). Particularmente, procuramos identificar e analisar em pesquisa de doutorado, quais foram as principais melhorias ocorridas na relação entre escola, familiares e comunidade de entorno, bem como na aprendizagem das crianças em duas escolas inseridas há mais de dois anos no projeto Comunidades de Aprendizagem dentro de diferentes contextos de atuação: Brasil e Espanha. Pautada nos princípios da ação comunicativa de Habermas e o de dialogicidade de Freire, esta pesquisa foi realizada com base na metodologia comunicativa-crítica, que permite fazer todo o processo de análise conjuntamente com os/as participantes, levantando os fatores transformadores e aqueles que se colocam como obstáculos, bem como os elementos e propostas de melhoria.. Os resultados alcançados permitiram revelar que o projeto CA apresenta-se como uma proposta de diálogo e entendimento sobre uma dada realidade no sentido de construir uma escola que atenda a todas as pessoas e que estabeleça uma luta diária pela qualidade de ensino. Indicam, ainda, ser o projeto uma proposta essencial de mudança política e pedagógica da escola e suas relações de forma a obter aquilo que há de melhor para a educação de todas as pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-07-01
Como Citar
Braga, F. M., & Mello, R. R. de. (2011). COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM: BUSCANDO RELAÇÕES MAIS DIALÓGICAS E APRENDIZAGENS MAIS EFETIVAS ENTRE TODAS/OS. Teoria E Prática Da Educação, 12(3), 289-301. https://doi.org/10.4025/tpe.v12i3.13877
Seção
Artigos