ENSINAR A LER E A ESCREVER: RADIOGRAFIA DE UMA AULA

  • Stella Miller
Palavras-chave: leitura, escrita, ensino fundamental, alfabetização.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo pôr em discussão alguns aspectos relacionados ao trabalho pedagógico que envolve o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita. Apresenta dados coletados em pesquisa realizada em uma escola de ensino fundamental de uma cidade do interior do estado de São Paulo cujo foco é o ensino e a aprendizagem da língua materna. Os dados referem-se a uma aula de alfabetização ministrada para uma primeira série e foram coletados sob a forma de registro escrito. A análise é feita pelo referencial teórico histórico-cultural e direcionada a explicitar alguns pontos do trabalho pedagógico com a leitura e escrita que são fundamentais para que se possa repensar um caminho metodológico adequado ao enfrentamento do problema do fracasso escolar no campo da alfabetização de crianças das séries iniciais do ensino fundamental. A análise dos dados revela que, quando a escola ensina uma coisa — ler como decifração e escrever como codificação — e cobra outra do aluno — ler como compreensão e escrever como produção de sentido dentro de um gênero específico — estão dadas as condições para o fracasso escolar no que diz respeito à aprendizagem da língua materna, pois, por esse caminho, não se trabalha, verdadeiramente, com a linguagem escrita. Palavras-chave: leitura, escrita, ensino fundamental, alfabetização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stella Miller
Resumo Este trabalho tem por objetivo pôr em discussão alguns aspectos relacionados ao trabalho pedagógico que envolve o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita. Apresenta dados coletados em pesquisa realizada em uma escola de ensino fundamental de uma cidade do interior do estado de São Paulo cujo foco é o ensino e a aprendizagem da língua materna. Os dados referem-se a uma aula de alfabetização ministrada para uma primeira série e foram coletados sob a forma de registro escrito. A análise é feita pelo referencial teórico histórico-cultural e direcionada a explicitar alguns pontos do trabalho pedagógico com a leitura e escrita que são fundamentais para que se possa repensar um caminho metodológico adequado ao enfrentamento do problema do fracasso escolar no campo da alfabetização de crianças das séries iniciais do ensino fundamental. A análise dos dados revela que, quando a escola ensina uma coisa — ler como decifração e escrever como codificação — e cobra outra do aluno — ler como compreensão e escrever como produção de sentido dentro de um gênero específico — estão dadas as condições para o fracasso escolar no que diz respeito à aprendizagem da língua materna, pois, por esse caminho, não se trabalha, verdadeiramente, com a linguagem escrita. Palavras-chave: leitura, escrita, ensino fundamental, alfabetização.
Publicado
2011-08-18
Como Citar
Miller, S. (2011). ENSINAR A LER E A ESCREVER: RADIOGRAFIA DE UMA AULA. Teoria E Prática Da Educação, 12(3), 383-392. https://doi.org/10.4025/tpe.v12i3.13951
Seção
Artigos