SIGNOS, CONCEITOS E SISTEMAS MÚSICO-CONCEITUAIS: IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO MUSICAL ESCOLAR

  • Celio Roberto Eyng
  • Maria Terezinha Bellanda Galuch UEM
Palavras-chave: educação escolar, aprendizagem conceitual, educação musical.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o processo de apropriação conceitual em música no ensino fundamental, no momento em que a música torna-se conteúdo obrigatório na escola, com a Lei 11.769, de 18 de agosto de 2008. Com base em pressupostos da teoria histórico-cultural, apresenta-se uma discussão sobre a constituição dos sistemas músico-conceituais empírico e teórico, justificando-se a relevância de se trabalhar com os conceitos musicais teóricos na escola. Embora a música seja apontada como uma atividade artística, considera-se que a apropriação de conceitos teórico-musicais contribui no processo de apreciação e criação musical. Nesse sentido, as transformações sócio-históricas relacionadas ao uso dos signos no campo da música precisam ser compreendidas, pois o aparecimento de um sistema músico-conceitual teórico permitiu alterações substanciais nas atividades de apreciação e criação musical no Ocidente. A educação musical escolar não pode estar alheia a esse fato, pois a apropriação de conceitos musicais teóricos deve figurar como um de seus objetivos principais, em conjunto com o desenvolvimento da percepção musical e do juízo estético.

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Biografia do Autor

Celio Roberto Eyng
Resumo Este artigo tem como objetivo discutir o processo de apropriação conceitual em música no ensino fundamental, no momento em que a música torna-se conteúdo obrigatório na escola, com a Lei 11.769, de 18 de agosto de 2008. Com base em pressupostos da teoria histórico-cultural, apresenta-se uma discussão sobre a constituição dos sistemas músico-conceituais empírico e teórico, justificando-se a relevância de se trabalhar com os conceitos musicais teóricos na escola. Embora a música seja apontada como uma atividade artística, considera-se que a apropriação de conceitos teórico-musicais contribui no processo de apreciação e criação musical. Nesse sentido, as transformações sócio-históricas relacionadas ao uso dos signos no campo da música precisam ser compreendidas, pois o aparecimento de um sistema músico-conceitual teórico permitiu alterações substanciais nas atividades de apreciação e criação musical no Ocidente. A educação musical escolar não pode estar alheia a esse fato, pois a apropriação de conceitos musicais teóricos deve figurar como um de seus objetivos principais, em conjunto com o desenvolvimento da percepção musical e do juízo estético. Palavras-chave: educação escolar;, aprendizagem conceitual, educação musical.
Publicado
2011-08-18
Como Citar
Eyng, C. R., & Galuch, M. T. B. (2011). SIGNOS, CONCEITOS E SISTEMAS MÚSICO-CONCEITUAIS: IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO MUSICAL ESCOLAR. Teoria E Prática Da Educação, 12(3), 393-400. https://doi.org/10.4025/tpe.v12i3.13952
Seção
Artigos