PERFIL DE PERSONALIDADE DE ESCOLARES COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
personalidade, escolares, dificuldade de aprendizagem
Resumo
Este estudo objetivou traçar o perfil de personalidade de alunos com dificuldade de aprendizagem das 4ª séries do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de São José/SC. Entre os 159 participantes da pesquisa, 52 foram indicados por seus professores por possuírem alguma dificuldade de aprendizagem (33 meninos e 19 meninas com idade entre 9 e 15 anos). Esses alunos foram avaliados pela escala de Traços de Personalidade para Crianças (SISTO, 2004). Para análise de dados adotou-se estatística descritiva e estatística inferencial (teste T de student e correlação de Spearman). Apesar de não haver diferença significativa entre os sexos, percebeu-se que os meninos foram mais indicados que as meninas em relação à dificuldade de aprendizagem. Quanto à personalidade os meninos obtiveram médias mais altas nas variáveis relacionadas a atitudes agressivas. Não houve correlação significativa entre o perfil de personalidade e os níveis de dificuldades de aprendizagem. O resultado mais evidente da pesquisa foi à diferença entre os sexos, tanto entre os traços de personalidade, como entre a dificuldade de aprendizagem. Esse resultado já era esperado, já que existem muitos estudos que comprovam essas diferenças, porém estudos que nunca se esgotam, principalmente pelo fato do desenvolvimento da criança ser tão complexo e mutável.Downloads
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Publicado
2011-08-18
Como Citar
Silveira, R. A., Sabbag, S., & Cardoso, F. L. (2011). PERFIL DE PERSONALIDADE DE ESCOLARES COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM. Teoria E Prática Da Educação, 12(3), 309-316. https://doi.org/10.4025/tpe.v12i3.14286
Edição
Seção
Artigos
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