PERFIL DE PERSONALIDADE DE ESCOLARES COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

  • Rozana Aparecida Silveira UDESC
  • Samantha Sabbag UDESC
  • Fernando Luiz Cardoso UDESC
Palavras-chave: personalidade, escolares, dificuldade de aprendizagem

Resumo

Este estudo objetivou traçar o perfil de personalidade de alunos com dificuldade de aprendizagem das 4ª séries do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de São José/SC. Entre os 159 participantes da pesquisa, 52 foram indicados por seus professores por possuírem alguma dificuldade de aprendizagem (33 meninos e 19 meninas com idade entre 9 e 15 anos). Esses alunos foram avaliados pela escala de Traços de Personalidade para Crianças (SISTO, 2004). Para análise de dados adotou-se estatística descritiva e estatística inferencial (teste T de student e correlação de Spearman). Apesar de não haver diferença significativa entre os sexos, percebeu-se que os meninos foram mais indicados que as meninas em relação à dificuldade de aprendizagem. Quanto à personalidade os meninos obtiveram médias mais altas nas variáveis relacionadas a atitudes agressivas. Não houve correlação significativa entre o perfil de personalidade e os níveis de dificuldades de aprendizagem. O resultado mais evidente da pesquisa foi à diferença entre os sexos, tanto entre os traços de personalidade, como entre a dificuldade de aprendizagem. Esse resultado já era esperado, já que existem muitos estudos que comprovam essas diferenças, porém estudos que nunca se esgotam, principalmente pelo fato do desenvolvimento da criança ser tão complexo e mutável.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-08-18
Como Citar
Silveira, R. A., Sabbag, S., & Cardoso, F. L. (2011). PERFIL DE PERSONALIDADE DE ESCOLARES COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM. Teoria E Prática Da Educação, 12(3), 309-316. https://doi.org/10.4025/tpe.v12i3.14286
Seção
Artigos