A FORMAÇÃO DO SER-PROFESSOR E A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA-ALUNO: NORMATIZAÇÃO E SELEÇÃO DE SABERES - PARANÁ (1986- 1990)
Palavras-chave:
História da Educação, História da Infância, Ser-professor, Criança-aluno
Resumo
Este estudo problematizou a normatização e seleção de saberes propostos para a formação do serprofessor e da criança-aluno no Paraná de 1986 a 1990. Documentos oficiais foram eleitos como fonte de pesquisa. Objetivou-se analisá-los como um jogo de linguagens, indagando por quais caminhos sua tessitura argumentativa fora construída? Esse discurso, veiculado com a chancela da oficialidade, fora amplamente aceito, conquistando o status de paradigma no campo educacional paranaense, afirmando-se e reafirmando-se em novas roupagens discursivas. Primou-se pela valorização do diálogo com a historiografia da infância e com as produções afetas ao campo dos estudos culturais, o que se realizou muito mais pelas incertezas, geradas ao longo do estudo, do que por assertivas. Aventurou-se a conhecer uma proposta curricular para formação da criança-aluno aliada aos projetos para formação de professores, compreendendo-as como formas de governamento das populações, como constructo cultural. Evidenciouse uma linguagem que pretendeu conformar o ser-professor e em decorrência a criança-aluno, caracterizando esse discurso como uma prática disciplinadora para o universo educacional escolar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-09-01
Como Citar
Rodrigues, E., & Rossi, E. R. (2012). A FORMAÇÃO DO SER-PROFESSOR E A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA-ALUNO: NORMATIZAÇÃO E SELEÇÃO DE SABERES - PARANÁ (1986- 1990). Teoria E Prática Da Educação, 14(3), 111-123. https://doi.org/10.4025/tpe.v14i3.18492
Edição
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.