Projeto acessibilidades: a Educação a Distância inclusiva no Ensino Superior

  • Daniela Melaré Vieira Barros Universidade Aberta
  • Isabel Barros Dias Universidade Aberta
  • Isabel Roboredo Seara Universidade Aberta
Palavras-chave: Educação a distância, Ensino Superior, Inclusão, Tecnologias da informação e comunicação

Resumo

Quando falamos em educação inclusiva, podemos pensar em uma série de elementos e características que
fundamentam esse tema. Dentre esses elementos, destacamos o acesso às tecnologias, pois graças a elas as
potencialidades da inclusão tornaram-se reais. Exemplo dessa evolução é o “Projeto Acessibilidades”,
desenvolvido em ambiente de e-learning na Universidade Aberta, em Portugal. Esse projeto tem por objetivo
facilitar um espaço de entreajuda aos estudantes da universidade que apresentem dificuldades físicas ou
sensoriais de acesso. No presente artigo, apresentamos os resultados de um estudo realizado ao final de 2011
e que permitiu fazer o ponto de situação relativo ao perfil dos estudantes integrados no projeto, e à ação e
importância do Projeto Acessibilidades junto aos estudantes. Ressaltamos ainda os principais elementos e
características do projeto, disponibilizando informações sobre como realizar um trabalho de inclusão com a
ajuda das novas tecnologias em educação a distância.

 

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Biografia do Autor

Daniela Melaré Vieira Barros, Universidade Aberta

Universidade Aberta- Portugal LEAD- Laboratório de
Educação a Distância 

Isabel Barros Dias, Universidade Aberta

Universidade Aberta- Portugal Centro de Estudos sobre o
Imaginário Literário da Faculdade de Ciências Sociais e
Humanas da Universidade Nova de Lisboa. 

Isabel Roboredo Seara, Universidade Aberta

Universidade Aberta- Portugal Centro de Linguística da
Universidade Nova de Lisboa 

Publicado
2014-05-05
Como Citar
Barros, D. M. V., Dias, I. B., & Seara, I. R. (2014). Projeto acessibilidades: a Educação a Distância inclusiva no Ensino Superior. Teoria E Prática Da Educação, 16(1), 7-19. https://doi.org/10.4025/tpe.v16i1.23755
Seção
Artigos