PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E EPISTEMOLOGIAS

Silvio Ancizar Sánchez Gamboa

  • Maria Núbia de Araújo Programa de Pós-Graduação em Educação-Universidade Estadual do Ceará-UECE https://orcid.org/0000-0002-6386-8021
  • Ruth Gonçalves Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE)
Palavras-chave: Pesquisa educacional; fundamentos histórico-filosóficos; epistemologia.

Resumo

Resenha elaborada no curso de Doutorado em Educação como pré-requisito de aprovação na Disciplina Seminário de Prática de Pesquisa II: Pesquisa em Educação e Delimitação do objeto de estudo no semestre 2020.2

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Núbia de Araújo, Programa de Pós-Graduação em Educação-Universidade Estadual do Ceará-UECE

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE), Mestra em Educação pelo mesmo Programa, Licenciada em Pedagogia pelo Centro de Educação (CED-UECE), Pesquisadora-colaboradora do Instituto de Estudos e Pesquisa do Movimento Operário (IMO-UECE), através do Grupo de Estudos Marxistas Trabalho, Educação e Sociabilidade (GEMTES), Coordenadora do Subgrupo de estudos História, Educação e Pedagogia Brasileira. Desenvolve estudos e pesquisas sobre o Curso de Pedagogia no Brasil, Práxis, Formação Humana e com ênfase em Formação de professores, Fundamentos da Educação, Política Educacional. Professora da Educação Básica no município de Caucaia-Ceará. Atualmente é Técnica da Supervisão dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação de Caucaia.

Ruth Gonçalves, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE)

Professora Doutora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do Curso de Psicologia, com experiência nas áreas de Psicologia da Infância, Psicologia da Adolescência e Psicologia da Aprendizagem, Processos Psicológicos Básicos (Inteligência, Pensamento e Linguagem), Psicologia e Educação e Teorias Psicogenéticas. Com pesquisas na área de Formação do Educador discutindo as Pedagogias do Aprender a Aprender e a repercussão de uma suposta crise do construtivismo na formação do educador e a relação Trabalho e Educação no Contexto da Crise Contemporânea do Capital, uma Crítica aos Paradigmas Pós-Modernos da Formação Docente. 

Referências

GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 3 ed. rev., atual. e ampl. Chapecó: SC Argos, 2018 [recurso eletrônico]. (Grandes Temas 27).
Publicado
2022-08-02
Como Citar
Araújo, M. N. de, & Gonçalves, R. M. de P. (2022). PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E EPISTEMOLOGIAS. Teoria E Prática Da Educação, 25(2), 214-220. https://doi.org/10.4025/tpe.v25i2.62861
Seção
Resenhas