EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA E TECNOLOGIA EDUCACIONAL: APROXIMANDO CONTEXTOS SOB A PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Palavras-chave:
Educação Estatística, Tecnologia Educacional, Formação de Professores, Ensino Fundamental, Matemática.
Resumo
Muitos são os questionamentos acerca da pertinência de atividades envolvendo conceitos estatísticos no ensino fundamental, muitas vezes pautados no pressuposto de que são altamente complexos e/ou pouco aplicáveis às atividades do cotidiano, além de não contarem com ferramentas pedagógicas adequadas que viabilizem o trabalho com esses conceitos. Por outro lado, apesar de pesquisas vislumbrarem oportunidades de uso da tecnologia como ferramenta educacional, constata-se expressiva resistência, principalmente no segmento de professores, no que concerne ao seu potencial enquanto ferramenta de apoio pedagógico, seja por equívocos, desconhecimento, medo ou falta de (in)formação. Dessa forma, parece coerente pensar em aproximar esses dois contextos, no sentido de ressignificá-los em meio sistema educacional. Tendo em vista que todo o processo educacional é mediado pelo professor, esse profissional é tomado como protagonista de qualquer ação pedagógica. Assim, o presente trabalho investiga as influências do processo de formação sob as concepções e práticas de professores de matemática acerca da educação estatística no ensino fundamental, bem como o uso da tecnologia educacional como ferramenta facilitadora do processo de aprendizagem. A partir dessa investigação, explicita algumas relações existentes entre os dois contextos, bem como as possíveis contribuições de um para com outro e vice-versa, na medida em que a estatística possibilita a incorporação crítica da tecnologia no processo pedagógico e a tecnologia facilita o trabalho com conceitos estatísticos.Downloads
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Publicado
2011-08-18
Como Citar
Estevam, E. J. G., & Fürkotter, M. (2011). EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA E TECNOLOGIA EDUCACIONAL: APROXIMANDO CONTEXTOS SOB A PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Teoria E Prática Da Educação, 12(3), 345-354. https://doi.org/10.4025/tpe.v12i3.7553
Edição
Seção
Artigos
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