Por dentro da autoeficácia: um estudo sobre seus fundamentos teóricos, suas fontes e conceitos correlatos
Resumo
Partindo do conceito de autoeficácia como a crença que o indivíduo tem sobre sua capacidade de realizar com sucesso determinada atividade, o texto discute o construto da autoeficácia, desenvolvido por Albert Bandura, psicólogo canadense, face à pertinência do mesmo para entendimento das escolhas e desempenho profissional individual, e sua relação com a eficácia organizacional. Faz uma breve apresentação sobre a autoeficácia, destacando sua inscrição teórica, suas principais fontes e fazendo uma oportuna diferenciação deste com conceitos correlatos. Assim, elucida conceitos, contribuindo no avanço das discussões existentes. Para tal fim, aborda: (i) a teoria social cognitiva; (ii) a autoeficácia e suas fontes; e (iii) conceitos conexos como autoconceito, autoestima, lócus de controle, expectativa de resultado e resiliência.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.