ESCOLAS CONFESSIONAIS CONVENIADAS COM O PODER PÚBLICO EM CAMPO GRANDE/MS: IMBRICAÇÕES ENTRE OS CAMPOS POLÍTICO, RELIGIOSO E EDUCACIONAL

  • Letícia Casagrande Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL
  • Jacira Helena do Valle Pereira Assis Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Na história da educação brasileira identificamos momentos em que as organizações religiosas lutam para garantir um espaço para a religiosidade em escolas e currículos escolares. A presença de escolas confessionais conveniadas com o poder público é a ressonância desses embates, a partir de convênios entre instituições religiosas e órgãos públicos, é possível que uma instituição que tenha como mantenedor o poder público assuma uma confessionalidade religiosa como orientadora de suas práticas. Para compreender como essas instituições operam, neste texto perscrutamos como os convênios são estabelecidos e como as ações destas instituições confessionais conveniadas obstaculizam o caráter do Estado laico. A metodologia consiste na análise de Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de quatro escolas confessionais de Campo Grande/MS, que são conveniadas com a Secretária do Estado de Educação do Mato Grosso do Sul. A análise documental possibilitou compreender que as práticas escolares e culturais nessas instituições, ocorrem em ambientes no qual a religiosidade tem espaço privilegiado, logo reúne condições favoráveis à constituição e manutenção de habitus religioso.

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Publicado
2018-12-20
Como Citar
Oliveira, L. C., & Assis, J. H. do V. P. (2018). ESCOLAS CONFESSIONAIS CONVENIADAS COM O PODER PÚBLICO EM CAMPO GRANDE/MS: IMBRICAÇÕES ENTRE OS CAMPOS POLÍTICO, RELIGIOSO E EDUCACIONAL. Notandum, (49), 41-61. https://doi.org/10.4025/notandum.v0i49.44672
Seção
Artigos