TRAJETÓRIAS DE PROFESSORAS: TRANSFIGURAÇÕES DE SUAS HERANÇAS CULTURAIS E PROFISSIONAIS

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever alguns aspectos da trajetória formativa e profissional de três docentes que participaram ativamente da criação do Centro Educacional da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Apoia-se em Pierre Bourdieu e nos dados produzidos por meio de entrevista realizada com as três professoras que integraram a comissão de implantação do Centro Educacional. Assim, por meio da articulação entre os dados e o aporte teórico desse sociólogo francês, esta narrativa procura explicar como nas trajetórias dessas docentes se estabeleceram estratégias, desde o ambiente familiar até o ingresso na profissão docente do ensino primário e, mais tarde, da educação superior e como essas docentes, ao defenderem a criação do Centro Educacional, conseguiram converter o capital cultural em capital simbólico. Desse modo, explicita-se o trabalho de valorização da escola como fundante do espírito de família, assim como o senso de jogo para encaminhar suas filhas às escolas primária e normal, prefigurando uma continuidade das profissões vivas da docência simbolizadas pelas mães. A incorporação do habitus docente e a continuidade na carreira expressam a objetivação do capital cultural herdado e do capital cultural adquirido, transfigurados como estratégias de profissionalização, de ascensão e de projeção social.

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Biografia do Autor

Karina Regalio Campagnoli, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE)

Bacharel em Odontologia pela UFPR

Licenciada em Pedagogia pela UEPG

Especialista em Dentística pela ABO-PR-PG

Especialista em Docência no Ensino Superior pelo SENAC-SP

Especialista em Docência no Ensino Técnico pelo SENAC-SP

Mestranda em Educação pela UEPG

Névio de Campos, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Pós-Doutor em História. Doutor em Educação. Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pesquisador Produtividade CNPq.

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Publicado
2018-12-20
Como Citar
Campagnoli, K. R., & Campos, N. de. (2018). TRAJETÓRIAS DE PROFESSORAS: TRANSFIGURAÇÕES DE SUAS HERANÇAS CULTURAIS E PROFISSIONAIS. Notandum, (49), 99-121. https://doi.org/10.4025/notandum.v0i49.44934
Seção
Artigos