ALFABETIZAÇÃO E APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Resumo
O artigo analisa os aspectos de alfabetização/letramento propostos na Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Além disso, apresenta uma breve discussão sobre a importância da compreensão dos processos que envolvem o aprendizado da língua escrita. Para tanto, objetiva-se reconhecer o quão significativo é o embasamento teórico para desenvolver uma prática adequada em sala de aula. Para efetuar esta pesquisa, foi utilizada a metodologia bibliográfica, tendo os seguintes autores como referência principal Ferreiro (1999), Grossi (1990) e Soares (2008; 2012). A temática apresenta a reflexão da historicidade e classificação de alfabetização/letramento com a finalidade de situar o leitor no contexto do debate. Essa reflexão verifica como o processo do desenvolvimento da aprendizagem, na área de linguagens, aparece na Base Nacional Comum Curricular. Assim, nota-se que os avanços na aprendizagem dispostos nos diferentes anos na BNCC, na área de linguagens, definem o lugar onde se deve chegar, pois o documento determina o mínimo que a criança pode aprender, assim como as habilidades que pode desenvolver. No entanto, ressalta-se que não é adequado que o professor contribua para uma formação mínima, mas procure desenvolver o máximo do potencial de cada aluno, com o propósito de uma formação plena.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 20 mar 2018.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.
GROSSI, E. P. Didática da alfabetização. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1990.
KRAMER, S. (Org.). Alfabetização: dilemas da prática. Rio de janeiro: Dois Pontos. 1986.
KRAMER, S. A Infância e sua Singularidade. In: BEAUCHAMP, J.; PAGEL, S. D.; NASCIMENTO, A. R. do. Ensino Fundamental de Nove Anos: Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2007.
LEAL, T. F.; CORREIA, E. B.; MORAIS, A. G. de. Letramento e Alfabetização: pensando a prática pedagógica. In: BEAUCHAMP, J.; PAGEL, S. D.; NASCIMENTO, A. R. do. Ensino Fundamental de Nove Anos: Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2007.
SOARES, M. Alfabetização e Letramento. 5. ed. 2. Reimp. São Paulo: Contexto, 2008.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. 1. Reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
TEBEROSKY, A.; TOLCHINSKY, L. (Orgs.) Além da alfabetização. A aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. 3 ed. São Paulo: ÁTICA, 1997.
VYGOTSKY, L. S. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.