ALFABETIZAÇÃO E APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

  • Jussara Isabel Stockmanns Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - Campus Palmas
  • Natália Ribas Fonseca Acadêmica de Pedagogia do IFPR - Campus Palmas

Resumo

O artigo analisa os aspectos de alfabetização/letramento propostos na Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Além disso, apresenta uma breve discussão sobre a importância da compreensão dos processos que envolvem o aprendizado da língua escrita. Para tanto, objetiva-se reconhecer o quão significativo é o embasamento teórico para desenvolver uma prática adequada em sala de aula. Para efetuar esta pesquisa, foi utilizada a metodologia bibliográfica, tendo os seguintes autores como referência principal Ferreiro (1999), Grossi (1990) e Soares (2008; 2012). A temática apresenta a reflexão da historicidade e classificação de alfabetização/letramento com a finalidade de situar o leitor no contexto do debate. Essa reflexão verifica como o processo do desenvolvimento da aprendizagem, na área de linguagens, aparece na Base Nacional Comum Curricular. Assim, nota-se que os avanços na aprendizagem dispostos nos diferentes anos na BNCC, na área de linguagens, definem o lugar onde se deve chegar, pois o documento determina o mínimo que a criança pode aprender, assim como as habilidades que pode desenvolver. No entanto, ressalta-se que não é adequado que o professor contribua para uma formação mínima, mas procure desenvolver o máximo do potencial de cada aluno, com o propósito de uma formação plena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Isabel Stockmanns, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - Campus Palmas
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho (1986), Especialização em Informática na Educação (PUCPR), Metodologia do Ensino Religioso (PUCPR), Psicopedagogia Clínica e Institucional (FACINTER), Tutoria em Educação a Distância (FACINTER), Gestão Pública, Gestão de Pessoas (IFPR) e, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atua como Docente no Instituto Federal do Paraná ? Campus Palmas/PR Atua também como avaliadora de curso presencial e EAD no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Tem experiência na área de Educação Básica e Ensino superior. Participa dos Grupos de Pesquisa: ?Educação: saberes, linguagem e multiculturalidade?, pela UNICENTRO/IRATI, ?GEEAD ? Grupo de Estudos em Educação a Distância?, pela UNICENTRO/GUARAPUAVA, ?Didática e Formação Docente ? NAPE? pela UDESC, e, ?Trabalho, Educação e Formação Profissional? pelo IFPR, Campus Palmas/PR. Pesquisa principalmente nos seguintes temas: formação permanente, ensino religioso escolar, avaliação, organização do trabalho pedagógico e educação a distância.
Natália Ribas Fonseca, Acadêmica de Pedagogia do IFPR - Campus Palmas
Acadêmica de Pedagogia, Instituto Federal do Paraná, Campus Palmas

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 20 mar 2018.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

GROSSI, E. P. Didática da alfabetização. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1990.

KRAMER, S. (Org.). Alfabetização: dilemas da prática. Rio de janeiro: Dois Pontos. 1986.

KRAMER, S. A Infância e sua Singularidade. In: BEAUCHAMP, J.; PAGEL, S. D.; NASCIMENTO, A. R. do. Ensino Fundamental de Nove Anos: Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2007.

LEAL, T. F.; CORREIA, E. B.; MORAIS, A. G. de. Letramento e Alfabetização: pensando a prática pedagógica. In: BEAUCHAMP, J.; PAGEL, S. D.; NASCIMENTO, A. R. do. Ensino Fundamental de Nove Anos: Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2007.

SOARES, M. Alfabetização e Letramento. 5. ed. 2. Reimp. São Paulo: Contexto, 2008.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. 1. Reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

TEBEROSKY, A.; TOLCHINSKY, L. (Orgs.) Além da alfabetização. A aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. 3 ed. São Paulo: ÁTICA, 1997.

VYGOTSKY, L. S. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.

Publicado
2019-04-30
Como Citar
Stockmanns, J. I., & Fonseca, N. R. (2019). ALFABETIZAÇÃO E APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Notandum, (50), 85-102. https://doi.org/10.4025/notandum.v0i50.47330
Seção
Artigos