AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE LUTO INFANTIL E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

  • Solange Franci Raimundo Yaegashi Universidade Estadual de Maringá
  • Edivana Gomes Severino Antunes Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS)
  • Aliandra Cristina Mesomo Lira Professora Associada do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, Guarapuava/PR

Resumo

Neste artigo, analisam-se as representações sociais dos profissionais da educação sobre o luto infantil, bem como a sua relação com as dificuldades de aprendizagem de crianças do ensino fundamental. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário sociodemográfico e de entrevista semiestruturada com 19 profissionais da educação, sendo 15 professores de turmas do 1º ao 5o anos do ensino fundamental, uma diretora e três coordenadores pedagógicos, de uma escola municipal localizada em um município do Norte do Paraná. Em relação ao referencial teórico-metodológico, a pesquisa fundamenta-se na Teoria das Representações Sociais (TRS); seus resultados revelam que a maioria dos participantes concorda que o luto infantil pode impactar a aprendizagem. Dentre as características que evidenciam o luto na criança, os participantes mencionaram alterações de humor (tristeza, apatia, choro e baixa autoestima) e de comportamento (agressividade, retraimento e isolamento social). Conclui-se que, embora as situações de morte e de luto sejam recorrentes no ambiente escolar, falta aos professores e aos gestores formação específica para lidar com essa problemática.

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Biografia do Autor

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá

Solange Franci Raimundo Yaegashi possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Contato: solangefry@gmail.com

Edivana Gomes Severino Antunes, Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Aliandra Cristina Mesomo Lira, Professora Associada do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, Guarapuava/PR

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, Guarapuava/PR.

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Publicado
2019-04-30
Como Citar
Yaegashi, S. F. R., Antunes, E. G. S., & Lira, A. C. M. (2019). AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE LUTO INFANTIL E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Notandum, (50), 103-123. https://doi.org/10.4025/notandum.v0i50.47444
Seção
Artigos