FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: INVESTIGAÇÃO DIALÓGICA E O ENSINO DE FILOSOFIA

  • MATHEUS DOS REIS GOMES UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF). FACULDADE ÚNICA DE IPATINGA (FUNIP).

Resumo

RESUMO

A Investigação Dialógica (I.D.) é uma metodologia de ensino de filosofia que adota uma abordagem sobre a epistemologia fenomenológica como Weltanschauung a partir da educação e da autonomia do aluno vis-à-vis a aquisição de aprendizagem e do filosofar como realização de um ato perante à existência. Criada pelo filósofo e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juarez Gomes Sofiste, este artigo analisa o método da I.D. com a premissa da resposta metodológica educacional exposta frente à problemática do ensino mecanicista de aprendizagem na contemporaneidade, ao concluir que a posição elegida metodologicamente e filosoficamente apresentada à educação através da I.D. permite importantes mudanças de paradigmas no atual ensino vigente, ao passo de expor uma nova perspectiva dimensional à filosofia da educação e, de maneira sintética, trazer à tona um modelo totalmente “libertário” pedagógico e fenomenológico no ensino de filosofia.

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Biografia do Autor

MATHEUS DOS REIS GOMES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF). FACULDADE ÚNICA DE IPATINGA (FUNIP).
Bacharel em Ciências Humanas - Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Especialista em Ciência da Religião - Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP). Graduando em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF.

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Publicado
2019-10-18
Como Citar
GOMES, M. D. R. (2019). FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: INVESTIGAÇÃO DIALÓGICA E O ENSINO DE FILOSOFIA. Notandum, (51), 111-126. https://doi.org/10.4025/notandum.vi51.48715
Seção
Artigos