INICIATIVAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL A PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM SANTA CATARINA: PERCURSO HISTÓRICO

Resumo

Este texto focaliza a educação do deficiente em Santa Catarina, a partir do marco inicial da educação, sob o ponto de vista histórico. Tem como objetivo a compreensão do início desse atendimento educacional no âmbito público. A sociedade tratou o deficiente, ao longo da história, de diferentes maneiras: do completo silêncio, da anulação como sujeito, bem como de sua exclusão dos processos de cidadania. Desde os primórdios da sociedade, as pessoas com deficiência foram afastadas do convívio social a partir de mecanismos vinculados ao modelo social homogêneo. O estudo considerou como critério, o atendimento ao deficiente na esfera pública tomando como base a bibliografia já elaborada, bem como as fontes documentais relacionadas à história da Educação Especial em Santa Catarina, associadas às políticas nacionais e às recomendações da UNESCO. Os resultados revelaram a realidade de segregação e exclusão a que estiveram submetidas as pessoas com deficiência no Brasil. Nesse sentido, além de discutir o tema com ênfase no atendimento educacional em classes especiais, apontamos a relação do atendimento do deficiente no estado catarinense, com as políticas nacionais e estaduais e, ainda, com as recomendações da Conferência Internacional de Educação (1936).

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Biografia do Autor

Eliane Nilsen Konkel, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná sob a linha de pesquisa História e Políticas da Educação. Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado/SC (2008). Especialista em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais/ MG (2010). Especialista em Interdisciplinaridade na Formação de Professores e Especialistas da Educação Universidade da Região de Joinville/SC (2001). Licenciada em Educação Especial pela Universidade do Contestado/SC (2015). Licenciada em Pedagogia pela Universidade da Região de Joinville/SC (2001).
Maria Elisabeth Blanck Miguel, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Pedagoga pela UFPR. Mestre em Educação, UFPR. Doutora em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Titular em História da Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora do Programa de Pós Graduação- Mestrado e Doutorado em Educação da PUCPR

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Publicado
2019-10-18
Como Citar
Konkel, E. N., & Miguel, M. E. B. (2019). INICIATIVAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL A PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM SANTA CATARINA: PERCURSO HISTÓRICO. Notandum, (51), 89-110. https://doi.org/10.4025/notandum.vi51.48956
Seção
Artigos