ENSINAR E APRENDER COM MEMES
UMA ABORDAGEM SOBRE A POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM REDES SOCIAIS
Resumo
Memes são experiências compartilhadas de sentidos que produzem causa e efeito na construção de subjetividades na internet, que vão mais além que produção singular de sua condição de comicidade e brincadeira em rede. Assim, bem mais que produções efêmeras da cibercultura, os memes também são objetos de aprendizagem sobre variados temas. Deste modo, este artigo tem como objetivo discutir a construção de situações de aprendizagem e divulgação científica, a partir dos memes em redes sociais. Para isso, foi elaborado uma pesquisa qualitativa, do tipo bilbiográfica, com abordagem exploratória, com o proposito de coletar memes ligados aos seguintes indicadores: o primeiro, ser um meme sobre ciência. Isto é, estabelecer um enunciado direto ou indireto sobre uma ciência, um fato científico, ou personagem da Ciência. O segundo, ligado a relevância do meme, na publicação da página, levando em consideração a popularidade, quantidade de comentários e curtidas, o que reflete um suposto interesse maior dos usuários pelo tema. Assim, conclui-se que os memes produzem deslocamento na linguagem da divulgação científica que se articula por meio da comicidade e da intertextualidade da linguagem digital, o que produz diferentes situações de aprendizagem
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.