EDUCAÇÃO DOS FILHOS NA CONTEMPORANEIDADE

REFLEXÕES ACERCA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MÃES-PROFESSORAS SOBRE OS MODOS DE EDUCAR

Resumo

Neste estudo temos como objetivo caracterizar as representações sociais (RS) das mães-professoras (M-P) sobre os modos de educar. Como suporte teórico-metodológico, escolhemos a Teoria das Representações Sociais (TRS), que nos auxiliou na compreensão dos pensamentos e valores que permeiam o imaginário das mães quando se trata de educar. Essa teoria investiga como se formam e funcionam os sistemas de referências que utilizamos para classificar e interpretar os acontecimentos cotidianos. Participaram do estudo 10 (dez) mães que atuam como docentes da Educação Infantil de uma escola privada de um município do norte do Paraná. Para a realização da pesquisa com as M-P foram utilizados questionário sociodemográfico e roteiro de entrevista semiestruturada. A pesquisa é de natureza qualitativa. Para a análise dos dados foram elaboradas categorias de análise. Os resultados revelam que as RS da maioria das M-P acerca dos modos de educar advêm das lembranças e influências da maneira como foram educadas, embora considerem as mudanças socioculturais ocorridas na família, como a inserção da mulher no mercado de trabalho, quando esta passou a assumir cada vez mais o posto de responsável pela estrutura familiar. Chegamos à conclusão que, mesmo sem se darem conta, algumas M-P reproduzem, na relação com seus filhos, os modos de educar recebidos de suas genitoras e ancoram suas representações sobre os modos de educar em crenças advindas das suas famílias de origem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá

Pós-Doutorado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. 

Fernanda do Nascimento Poncetti de Freitas, Universidade Estadual de Maringá

Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).  Docente da Educação Básica em uma escola da rede particular de ensino de Maringá, PR.

Lucilia Vernaschi de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Umuarama (FAFIU). Graduação em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário de Maringá (CESUMAR). Docente da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do Paraná – SEED/PR.

Vânia de Fátima Matias de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação Física pela UEM/UEL. Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).  Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEEFE).

Publicado
2019-12-27
Como Citar
Yaegashi, S. F. R., Freitas, F. do N. P. de, Oliveira, L. V. de, & Souza, V. de F. M. de. (2019). EDUCAÇÃO DOS FILHOS NA CONTEMPORANEIDADE. Notandum, (52), 1-20. https://doi.org/10.4025/notandum.vi52.51456
Seção
Artigos