INSTITUCIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TRÊS LAGOAS, SUL DE MATO GROSSO (1952- 1975)

  • Margarita Victoria Rodríguez Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Departamento de Educação, Campo Grande, Mato Grosso do Sul
  • Hellen Caroline Valdez Monteiro
  • Paolla Rolon Rocha

Resumo

O texto apresenta os resultados da pesquisa sobre a institucionalização da Escola Normal Dom Aquino Corrêa, em Três Lagoas, sul de Mato Grosso (1952-1975), essa escola se inseriu no processo de expansão escolar decorrente das políticas do governo Getulista no contexto estadual, e, particularmente em Três Lagoas, a construção da Ferrovia Noroeste do Brasil (1914) foi determinante que uma instituição de formação de professores fosse implantada ali. Como procedimentos metodológicos se adota a coleta de documentos na escola e realização de entrevista com ex-alunos. Acerca dos resultados se verifica o equilíbrio da proveniência social do público atendido pela instituição, por um lado, filhos da classe trabalhadora, e por outro, filhos da burguesia e camadas médias. E com relação ao currículo, se identificaram três momentos distintos que formularam o curso: ascensão do escolanovismo, sua respectiva decadência como proposta pedagógica e a disseminação do tecnicismo.

Palavras- chave: Escola Normal Dom Aquino Corrêa; Três Lagoas, sul de Mato Grosso; Formação de Professores.

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Biografia do Autor

Margarita Victoria Rodríguez, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Departamento de Educação, Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Possui graduação em Licenciatura en Ciencias de La Educación - Universidad Nacional de Luján (1989) e doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, formação de professores, filosofia da educação, história da educação e educação superior.
Publicado
2020-12-08
Como Citar
Rodríguez, M. V., Valdez Monteiro, H. C., & Rolon Rocha, P. (2020). INSTITUCIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TRÊS LAGOAS, SUL DE MATO GROSSO (1952- 1975). Notandum, (55), 95-114. https://doi.org/10.4025/notandum.vi55.51795
Seção
Fundamentos da Educação