INSTITUCIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TRÊS LAGOAS, SUL DE MATO GROSSO (1952- 1975)
Resumo
O texto apresenta os resultados da pesquisa sobre a institucionalização da Escola Normal Dom Aquino Corrêa, em Três Lagoas, sul de Mato Grosso (1952-1975), essa escola se inseriu no processo de expansão escolar decorrente das políticas do governo Getulista no contexto estadual, e, particularmente em Três Lagoas, a construção da Ferrovia Noroeste do Brasil (1914) foi determinante que uma instituição de formação de professores fosse implantada ali. Como procedimentos metodológicos se adota a coleta de documentos na escola e realização de entrevista com ex-alunos. Acerca dos resultados se verifica o equilíbrio da proveniência social do público atendido pela instituição, por um lado, filhos da classe trabalhadora, e por outro, filhos da burguesia e camadas médias. E com relação ao currículo, se identificaram três momentos distintos que formularam o curso: ascensão do escolanovismo, sua respectiva decadência como proposta pedagógica e a disseminação do tecnicismo.
Palavras- chave: Escola Normal Dom Aquino Corrêa; Três Lagoas, sul de Mato Grosso; Formação de Professores.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.