O CILINDRO DE CIRO
USOS E ABUSOS DO PASSADO
Resumo
O cilindro de Ciro contém a descrição da conquista de Babilônia por Ciro, em 539 a.C. O documento é considerado uma propaganda aquemênida destinada a legitimar e glorificar o governo de Ciro, apresentando-o como um rei justo e pacífico que restaura templos e cultos religiosos e liberta prisioneiros de guerra e os judeus, deportados para a Babilônia, havia mais de 50 anos. Desconsiderando-se seu teor ideológico, o Cilindro de Ciro foi utilizado abusivamente como uma carta de direitos humanos da Antiguidade.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.