OS INTELECTUAIS E A UNIVERSIDADE MEDIEVAL
APONTAMENTOS SOBRE A EPISTEMOLOGIA DE BOAVENTURA DE BAGNOREGIO NO SÉCULO XIII
Resumo
A Universidade medieval surgiu a partir da associação entre tradição e transformação, no contexto da Idade Média Central. Muito rapidamente, a instituição universitária passou a integrar a mesma dinâmica social das cidades e a reproduzir idênticos conflitos políticos entre senhorios, reinos e bispados. A inserção das Ordens Mendicantes no ambiente universitário viria a reforçar sua legitimidade social e a inserir os frades nos conflitos políticos do período. A Universidade de Paris em particular seria o palco dos grandes embates acadêmicos e dos grandes conflitos pelo poder ao longo do século XIII. No caso da Ordem Franciscana, destaca-se o pensamento de Boaventura de Bagnoregio (c.1221-1274), tributário da epistemologia agostiniana e, ao mesmo tempo, dotado de características que particularizaram a filosofia medieval.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.