NOVAS VISÕES SOBRE A ROMA ANTIGA

O PASSADO ENTRE VAMPIROS E ASSASSINOS

  • Nelson de Paiva Bondioli UNESP

Resumo

O presente estudo visa abordar questões relacionadas à recepção do passado romano na Cultura Pop atual, especificamente em dois nichos diferentes: dos Jogos Digitais (Games) e do RPG – Roleplaying Games (Jogos de Interpretação). Para esse fim, dois materiais serão objetos de análise: o game Assassin’s Creed Origins (2017), lançado pela Ubisoft Montreal, e o suplemento de RPG: Requiem for Rome (2007), publicado pela White Wolf. A escolha desses objetos se deu, principalmente pela relação estabelecida por eles mesmos com o período histórico, que é do interesse deste estudo, proclamando uma relação/ligação com o mundo romano. O objetivo desta análise é tecer algumas considerações sobre a produção desses objetos, sobretudo acerca do papel do historiador nas equipes de sua produção, observando também como certos temas aparecem/reaparecem com certa constância e levando em consideração os diferentes movimentos de aproximação e distanciamento da Historiografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelson de Paiva Bondioli, UNESP

Bacharel em História pela Universidade Federal de Viçosa (2008), Licenciado em História Claretiano (2016), mestre em Early Celtic Studies pela Cardiff University (UK - Diploma Reconhecido no Brasil pela UNESP/2013), Doutor em História pela UNESP (FCL/Assis) com bolsa sanduíche, na St. Andrews University (UK). Realizou estágio pós-doutoral na North-West University (África do Sul), junto a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e atualmente na UNESP (FCL/Assis). Essa passagem por múltiplas instituições de ensino e pesquisa encontra reflexo nos meus temas de pesquisa e interesses, possuindo experiencia com: Ensino de História e Novas Metodologias (RPG e Educação); relações entre Religião e Política dentre os Povos Celtas da Gália, com ênfase no estudo sobre druidas/druidismo nos séculos II a.E.C ao II E.C.;o início do Principado Romano e as relações entre religião e identidade em Roma e nas Províncias, especialmente com estudos a respeito dos Cultos Imperiais. Principal base teórica dos trabalhos recentes é a perspectiva póscolonial. Atualmente realiza pesquisa sobre as relações entre História (pesquisa, produção e ensino) e Cultura pop. Além de toda esta bagagem nas humanidades, atualmente dedica-se também a área de TI em duas graduações: Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Banco de Dados.

Publicado
2020-08-26
Como Citar
Bondioli, N. de P. (2020). NOVAS VISÕES SOBRE A ROMA ANTIGA. Notandum, (54), 127-141. https://doi.org/10.4025/notandum.vi54.52969