NOVAS VISÕES SOBRE A ROMA ANTIGA
O PASSADO ENTRE VAMPIROS E ASSASSINOS
Resumo
O presente estudo visa abordar questões relacionadas à recepção do passado romano na Cultura Pop atual, especificamente em dois nichos diferentes: dos Jogos Digitais (Games) e do RPG – Roleplaying Games (Jogos de Interpretação). Para esse fim, dois materiais serão objetos de análise: o game Assassin’s Creed Origins (2017), lançado pela Ubisoft Montreal, e o suplemento de RPG: Requiem for Rome (2007), publicado pela White Wolf. A escolha desses objetos se deu, principalmente pela relação estabelecida por eles mesmos com o período histórico, que é do interesse deste estudo, proclamando uma relação/ligação com o mundo romano. O objetivo desta análise é tecer algumas considerações sobre a produção desses objetos, sobretudo acerca do papel do historiador nas equipes de sua produção, observando também como certos temas aparecem/reaparecem com certa constância e levando em consideração os diferentes movimentos de aproximação e distanciamento da Historiografia.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.