PROIBIDÃO
EFEITOS DE SENTIDO EM LETRA DE MÚSICA FUNK
Resumo
Esta pesquisa propõe uma reflexão acerca dos efeitos de sentido de mulher e violência que podem (e não) existir dentro de uma letra de funk comumente identificada como estilo “proibidão”. O funk é um movimento cultural/musical de grande repercussão no cenário brasileiro e tem crescido muito nos últimos anos, adquirindo mais visibilidade social e midiática. Por se tratar de uma cultura popular que provém de camadas menos privilegiadas da sociedade, essa visibilidade se faz importante e necessária. Dentro do funk, há o estilo “proibidão”, que possui letras que fazem apologia a sexo e, muitas vezes, a atos de violência contra a mulher, como o estupro. Este trabalho teve como objetivo analisar a letra “Só surubinha de leve” (versão light), do MC Diguinho, a partir do aparato teórico da Análise de Discurso de linha francesa, nas obras de Eni Orlandi (1992) e Michel Pêcheux (1995), através dos efeitos de sentido que a letra pode ter dentro da materialidade da língua e em seus ditos e não-ditos. Ao final da análise, foi desenvolvida uma sequência didática que envolvia o trabalho com a letra e sua aplicabilidade em sala de aula.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.