A LÍNGUA PORTUGUESA NO REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ E SUA RELAÇÃO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Resumo
O presente estudo procura refletir sobre o Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações, documento elaborado para guiar o currículo escolar, publicado em 2018, especificamente no que se refere as orientações sobre o ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, e sua relação com a Base Nacional Comum Curricular (2017). Está fundamentado nas ideias sobre currículo de Gimeno Sacristán (2013) e nas reflexões de Bakhtin (2006, 2009) sobre a linguagem. É uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo em relação ao tema refletido. O objetivo deste trabalho busca compreender como o documento curricular paranaense direciona o ensino da língua materna, bem como a alfabetização a partir da aprovação da Base. Assim, este estudo visa ainda compreender as orientações especificadas no documento paranaense em relação ao contexto nacional e sua contribuição para o ensino da Língua Portuguesa na conjuntura paranaense, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, pretende perceber o entrelaçamento e ampliação do que foi proposto pela Base Nacional Comum Curricular. É um estudo de reflexão, com vistas a contribuir para o ensino da Língua Portuguesa no estado do Paraná.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.