A ALFABETIZAÇÃO COMO OBJETO E COMO OBJETIVO DA POLÍTICA EDUCACIONAL
O MOVIMENTO DO CONCEITO DE ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Resumo
A alfabetização é um processo de natureza social que envolve aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos. Neste artigo busca-se compreender a relação entre os métodos de alfabetização adotados para o ensino da leitura e da escrita e a Política Educacional conduzida por organismos internacionais por meio da implementação das políticas públicas para a educação no Brasil. Mediante subsídios da Teoria Crítica da Sociedade, compreende-se que as propostas e métodos de alfabetização, em si, não são suficientes para desencadear, no âmbito das políticas educacionais, ações ou programas que, de forma efetiva, possam instrumentalizar as instituições escolares para o combate à crise da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental no que se refere à língua escrita.
Palavras-chave: Métodos de Alfabetização. Políticas Educacionais. Teoria Crítica da Sociedade
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.