A ALFABETIZAÇÃO COMO OBJETO E COMO OBJETIVO DA POLÍTICA EDUCACIONAL

O MOVIMENTO DO CONCEITO DE ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Resumo

A alfabetização é um processo de natureza social que envolve aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos. Neste artigo busca-se compreender a relação entre os métodos de alfabetização adotados para o ensino da leitura e da escrita e a Política Educacional conduzida por organismos internacionais por meio da implementação das políticas públicas para a educação no Brasil. Mediante subsídios da  Teoria Crítica da Sociedade, compreende-se que as propostas e métodos de alfabetização, em si, não são suficientes para desencadear, no âmbito das políticas educacionais, ações ou programas que, de forma efetiva, possam instrumentalizar as instituições escolares para o combate à crise da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental no que se refere à língua escrita.

Palavras-chave: Métodos de Alfabetização. Políticas Educacionais. Teoria Crítica da Sociedade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Analice Czyzewski, UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Maria Terezinha Bellanda Galuch, UEM

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Publicado
2021-02-05
Como Citar
Czyzewski, A., & Galuch, M. T. B. (2021). A ALFABETIZAÇÃO COMO OBJETO E COMO OBJETIVO DA POLÍTICA EDUCACIONAL. Notandum, (56), 61-76. https://doi.org/10.4025/notandum.vi56.54457
Seção
Fundamentos da Educação